Etiquetas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Factos da Decada (3) : A Europa unida pela moeda

Estavamos a iniciar a década quando os 15 países da União Europeia aderiram à Moeda Unica. Enganei-me foram 14 países, pois a Inglaterra não se quis juntar a uma Europa moderna, unida e com maior circulação. Preferiu ficar pela libra....

Sim. Catorze países decidiram por uma moeda unica deixando para trás a tradicional moeda nacional. Em nome da mais fácil circulação e também num combate interessante face ao dolar. A Europa mostrou então uma força de vontade em querer se afirmar. Não apenas no plano politico como também em termos económicos.

Volvidos 10 anos esse plano saiu frustado. Não só porque o Euro não se conseguiu impor ao Dolar ( nem à libra inglesa...), como os preços subiram vertiginosamente por causa da nova moeda. Os produtos ficaram consideravelmente mais caros relativamente aos preços nas moedas nacionais.

Foi um passo gigantesco relativamente à livre circulação de bens e mercadorias. Mas a realidade para os consumidores é bem diferente. A vida ficou mais cara. Os produtos aumentam cada vez mais. O Euro é responsável por esta situação?

Mas se olharmos para o outro lado da moeda, verificamos que não temos que trocar dinheiro. Livremente podemos levantar dinheiro em qualquer caixa no estrangeiro. Não temos que estar preocupados em converter ou guardar moedas para a próxima altura em que formos a determinado país. E com o Euro a Europa sabe que pode avançar para outros caminhos de forma unida e consistente.

Ficamos a ganhar? a perder?

A entrada do Euro são duas faces da mesma moeda, da qual é impossivel saber a mais proveitosa.

Sem comentários:

Share Button