Etiquetas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

3.3 D.Afonso Henriques

D.Afonso Henriques, Primeiro Rei de Portugal, nasceu em 1109 e morreu a 6 de Dezembro de 1185.
O cognome que teve foi o de Conquistador. Por razões conhecidas. Foi ele o fundador de Portugal e grande responsavel pela expulsao dos mouros e espanhois da nossa terra.

A data e local de nascimento não é certo. Alguns historiadores defendem teses diferentes. Contudo, a data mais acertada é a de 1109. Filho de Henrique de Borgonha e da Infanta Teresa de Leão.
Foi em 1120 que pela primeira vez se opoem à sua mãe, D.Teresa. Também em 1127 não deixou que Afonso VII conquistasse o país.
Após a vitória na Batalha de Ourique em 1139, Afonso Henriques autoproclama-se Rei de Portugal com o apoio do Arcebispo de Braga. A independência foi confirmada pelas Cortes de Lamego.
Mas foi só com o Tratado de Zamora , celebrado em 1143 que chegou o reconhecimento dos reinos de Leão e Castela.

A conquista aos mouros deu-se da seguinte forma : Leiria em 1135, Santarem 1146, Lisboa, Almada e Palmela em 1147, Alcacer 1160 e depois quase todo o Alentejo.
Em 1179, Portugal é reconhecido pelo Papa como país independente.

D.Afonso Henriques ainda tentou conquistar o Reino de Leão e a Galiza. Só que Fernando II de Leão não o deixou. Assim e após ter saido ferido de uma batalha em Badajoz, Afonso Henriques acabou com a sua carreira militar.

A partir desse momento, dedicou-se a gerir o território com o seu filho D.Sancho.
Promoveu o municipalismo, fixou a população, concedeu forais e desenvolveu a economia.

É talvez a grande figura portuguesa desde sempre. Não tem impar e todos somos considerados "filhos dele". Verdade que seja dita, antes dele houve Viriato.....

mas ninguém como ele lutou pela "Pátria". Ele é a Pátria!

(continua dia 22....)

Sem comentários:

Share Button