quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Historia dos Mundiais : Uruguai 1930

Começamos hoje um périplo por todos os Campeonatos do Mundo. Só terminaremos dia 11 de Julho na África do Sul, com a história dessa edição do Mundial.
O primeiro campeonato do Mundo de Futebol realizou-se no Uruguai em 1930. Foi um sonho idealizado por Jules Rimet. Daí que a taça de campeão Mundial tenha o seu nome. Rimet, presidente da FIFA, queria organizar um torneio de selecções de todo o Mundo. Não existia. Apenas nos jogos olimpicos era possivel assistir a tão tamanho torneio.
As primeiras tentativas de organizar um Mundial fracassaram. Foram nos anos 1905 e 1914. Após a guerra, em 1930, o sonho de Rimet tornara-se realidade. O Uruguai foi o local escolhido para acolher o Primeiro Mundial de sempre.
À partida o local era o adequado. O Uruguai na altura era bicampeão olimpico. Mas nem tudo foi pacifico, pois as selecções europeias recusaram-se a entrar. Tudo por causa da distância. Itália, Alemanha, Espanha e Checoslovaquia não participaram. Apenas a França (por imposição de Rimet), Jugoslavia, Belgica e Romenia representaram o continente europeu. O torneio foi disputado por 13 selecções, sendo 10 americanas.
O primeiro torneio estava dividido em 4 grupos. Sendo que um deles era composto por quatro equipas.
A final foi disputada por Uruguai e Argentina. Seria uma repetição da final olimpica de 1928. Os da casa venceram novamente os argentinos por 4-2.
curiosidades :
-a bola do jogo da final foi decidida por cara-ou-coroa.
-O primeiro golo marcado num campeonato do mundo de futebol tem a assinatura de Lucient Laurrient da França.
-Todos os jogos do Mundial foram disputados no Centenário de Montevideu.
-O atacante do Uruguai Castro que não tinha a mão direita foi decisivo na final marcando dois golos.
Existem suspeitas que toda a selecção norte-americana ( que terminou num surpreendente 3ºlugar..); era na realidade a selecção inglesa que se recusou a disputar o Mundial.....

Sem comentários:

Share Button