sábado, 16 de janeiro de 2010

Historia dos Mundiais : Italia 1934


Quatro anos depois do Uruguai, o campeonato do Mundo teve a sua estreia em terras europeias.
Itália foi o local escolhido para sediar a 2ª edição do campeonato do Mundo de Futebol.
Foi a primeira vez que as selecções tiveram que disputar eliminatorias para disputar o campeonato do Mundo. Participaram 16 selecções.
Foi sob o regime politico fascista que se disputou este campeonato do Mundo. Foi um torneio com forte conotação politica. Suspeita-se que o regime de Benito Mussuolini terá tido influencia na vitória da selecção italiana. Era o ditador italiano que escolheu antes do torneio os arbitros que apitaram os jogos da Squadra azurra. Curioso o facto de ter sido o mesmo árbitro a apitar a meia final e a final nos jogos da selecção italiana.
Neste Mundial, o vencedor da edição anterior, não participou. O Uruguai recusou o convite porque decidiu boicotar a presença na competição numa resposta ao boicote das selecções europeias ao primeiro mudial. Foi a primeira e unica vez que o detentor do titulo não o pode defender. A Italia teve que passar pelas Eliminatorias, sendo também a primeira e unica vez em que tal aconteceu.
O modelo do Mundial foi bem diferente do idealizado quatro anos antes. O jogos eram decididos em Eliminatórias e não começando por uma fase de grupos. Participaram 12 selecções europeias, duas sul americanas, uma norte-americana e uma africana.
A maior goleada do torneio teve lugar logo na Primeira fase com a Italia a vergar os Estados Unidos por 7-1.
Na final encontraram-se Italia e Checoslovaquia, sob o olhar atento de Mussuolini. No final dos 90 minutos ficou empatado a 1-1. Só que no prolongamento a Italia viria a conquistar o Mundial em sua casa. Schiavio foi o heroi de Mussuolini!
Curiosidades:
Monti, que tinha sido vice-campeao mundial no Uruguai pela Argentina; como era descendente de italianos, jogou pela Squadra Azzura e foi campeão.
A Palestina disputou as eliminatorias. Ainda nao havia o Estado de Israel.
Os Austriacos como não levaram segundo equipamento, tal como os Alemães, tiveram que usar o equipamento do Napoles para jogar contra a Alemanha no jogo de atribuiça do 3º lugar.
Em 1938 se disputaria em França o ultimo Mundial antes da grande guerra....

Sem comentários:

Share Button