Etiquetas

sábado, 23 de janeiro de 2010

Historia dos Mundiais : França 1938

Quatro anos depois, o Mundial de futebol manteve-se na Europa. O certame realizou-se em França pela primeira vez.
Embora fosse jogado em território Gaules ( futuro inimigo da Italia na II Grande Guerra...); os italianos voltaram a vencer o Mundial. Sendo a primeira seleçcão a ser bicampeã.
Este foi o ultimo Mundial antes da II Guerra Mundial. Já se sentia uma certa tensão mundial, que viria a eclodir um ano depois. A Austria teve que ser obrigada a ceder os seus jogadores à Selecção Alemã, porque tinham sido anexados por Hitler. E assim não participaram no Mundial.
Manteve-se o sistema de eliminatórias com a participação curiosa das selecções das Indias Orientais Neerlandesas e Cuba.
A Italia voltaria a ganhar desta vez contra a poderosa Hungria por 4-2. Na Squadrra azzurra militavam nomes como Vittorio Pozzo e Giuseppe Meazza. Na caminhada até ao titulo a Italia venceu a anfitriã nas meias finais em Paris. Pozzo como treinador foi campeão por duas vezes. Feito unico e nunca conquistado até hoje. O unico que pode voltar a igualar o recorde de Pozzo é Marcelo Lippi.......seleccionador de Italia!
Curiosidades:
No jogo contra a França, a Italia teve de mudar de equipamento. Apresentaram-se todos negros, em homenagem ao fascismo.
A Austria era suposto jogar contra Suecia na 1ª eliminatoria. Não o pode fazer porque os seus jogadores foram incorporados pela selecção alema em virtude do anexamento da Austria à Alemanha Nazi nesse ano.
No jogo de desempate entre Alemanha - Suiça da 1ª eliminatoria quando os alemaes venciam por 2-o, foi enviado um fax para Hitler a informar do resultado. No final ficou 2-4 para os Suiços....
A Italia era a unica equipa que usava aviao para se deslocar dentro de França.
No Brasil destacou-se Leonidas da Silva como melhor marcador do Mundial. Nao chegando no entanto, para ganhar o torneio. Foram eliminados pela campeã e com comentarios racistas por parte dos italianos fascistas.
Cuba foi a unica equipa da concacaf a participar. Chegou aos quartos de final. Quando um jogo terminava empatado, era realizado um outro para desempatar. Foi a primeira vez que um Mundial foi transmitido pela rádio.
Este foi o ultimo Mundial antes da Grande Guerra. Durante 12 anos o maior espectaculo desportivo do Mundo teve que ser interrompido . Retomando as suas edições no país que ama o futebol : No Brasil em 1950.....

3 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

De referir

que foi a primeira vez que o pais organizador e o campeao em titulo se classificaram automaticamente.

Larissa Bona disse...

Ai meu Deus, a Copa de 50 foi a pior de todos os tempos! Foi extremamente frustrante!

Francisco Castelo Branco disse...

É que nem em casa conseguiram ganhar....

Para quando uma vitoria no velho continente?

Na copa 2018 em Espanha e Portugal?

Share Button