sábado, 2 de janeiro de 2010

Figuras da década (1) - Ellen Jonhson

Ellen Johnson Shirleaf mais conhecida como a "Mulher de Ferro" da Libéria. Destronou uma ditadura que durou de 1984 a 2005, altura em que Ellen Johnson foi eleita Presidente da Libéria.

A vida desta mulher seria igual há de tantas outras, se não fosse a sua dedicação e luta pela democracia naquele país. É a primeira mulher eleita presidente na Libéria mas também no continente africano. Só por isto merece estar nesta lista de figuras da década, porque num continente onde impera a ditadura machista é dificil uma mulher ser presidente de um país.

Foi Ministra das Finanças em 1972 e 73 mas saiu. Quando Samuel Doe tentou um golpe de estado, Ellen teve que se exilar no Quenia.

Em 1985, após ter voltado exilio, criticou o regime militar de Doe o que lhe valeu uma condenação. Teve dez anos na prisão, mas voltou ao exilio. Em 1997 voltou a concorrer à presidência contra Charles Taylor e foi acusada de traição. Apesar de lutar ao lado de Taylor contra Samuel Doe. Corajosamente, fez declarações públicas pedindo a saída de Charles Taylor.

Em 2005, candidatou-se às Eleições Presidenciais , tendo como adversário George Weah. Venceu com 97% dos votos.

Nasceu a 23 de Outubro de 1938 em Monróvia e estudou economia em Harvard.

É um exemplo de como o poder ditatorial pode ser destronado no continente africano.

2 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Fantastico o papel desta mulher.

Foi contra a ditadura militar. Foi presa. Concorreu contra um ditador. Foi novamente presa.

E no fim acaba por ser eleita Presidente do seu país.
Num continente onde dominam os Presidentes ditadores, o feito desta mulher pode abrir novos horizontes no que toca ao futuro daquele continente

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Share Button