sábado, 30 de janeiro de 2010

Figuras da Década (3) : Coldplay

Chris Martin, Johnny Buckland, Guy Berryman e Will Champion. São estes os membros da banda britânica Coldplay. Foram umas das bandas da década que passou. Apesar de terem sido formados em 1998, foi nestes dez anos que se tornaram referencia para milhares de pessoas. Com musicas excelentes, albuns majestosos e videoclips de se tirar o chapeu. Destes ultimos, de destacar o videoclip da musica "Talk" e do recente "life in technicolor".

O seu primeiro album foi Parachutes em 2000 e que incluia as musicas "Yellow" e "Trouble" que fizeram sucesso em todo o Mundo. Só na Gra Bretanha venderam 1,6 milhões de discos.

"Shiver" e "Yellow" foram as primeiras musicas que fizeram sucesso na radio.

Depois de Parachutes, lançaram A Rush of blood to the Head, onde prontificavam os singles "In My place", "The Scientist" e o fantástico "Clocks".... Este album ganhou o prémio grammy em 2003. No ano seguinte, "Clocks" venceu para melhor gravaçao do ano.

"X & Y", foi o terceiro e talvez o album com mais sucesso desta banda. Os Singles "Talk", "Speed of Sound" e "Fix you" tornaram-se verdadeiros sucessos mundiais. Sendo cantada por milhões de pessoas, passando também nas rádios com muita frequência. A tourné que o grupo fez em 2005; e que passou por Portugal, foi fantástica. Este album foi o mais vendido em 2005 com 8,3 milhoes de cópias.

O ultimo album do grupo chama-se Viva la Vida e tem os recentes singles "Viva la Vida" e "Life in technicolor" que não ficam nada atrás dos outros.....

O Single Viva la Vida alcançou na mesma semana o top em Inglaterra e nos Estados Unidos. Ganharam 3 grammys em 2009.

Albuns maginficos, musicas de cortar a respiração que ficam no ouvido para sempre e videoclips para serem vistos e revistos.

É esta a historia dos Coldplay que promete continuar no final deste ano.....

1 comentário:

Sandra disse...

QUE BOM, AMANHÃ SERÁ A NOVA FASE.
ESTOU MUITO CURIOSA.
UM GRANDE ABRAÇO, AMIGO.
SANDRA

Share Button