quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Factos da década (2): Desaparecimento de Maddie Mccan

A 3 de Maio de 2007 na Praia da Luz uma menina inglesa desapareceu. Como tantas outras crianças, fora vitima de rapto. O facto de ser de nacionalidade inglesa despolotou enorme mediatismo. Como não podia deixar no país onde se continua a dar importância aquilo que não é relevante. Mas só pela nacionalidade da criança montou-se um enorme circo à volta do caso. Também não é alheio o facto das televisões britânicas também serem bastante sensacionalistas. E assim Portugal ficou conhecido......

Para além da Maddie, muitos outros nome tiveram envolvidos nesta história. Os pais de Maddie, Socrates, Brown e Gonçalo Amaral.

Neste processo houve de tudo: suspeitas de que eram os pais os culpados, um acusado inocentemente, supostas influencias governamentais e um despedimento do homem que estava a liderar a investigação.

No meio disto tudo, os pais de Maddie andavam a fazer doaçoes, peditórios e no fim ainda cá estão para ajudar à descredibilização do Inspector.

Até dois livros foram lançados por causa deste desaparecimento.

A cronologia é simples de fazer : desapareceu uma criança (inglesa), as autoridades investigaram, a comunicação social inglesa acusou as nossas policias de incompetência, são realizadas milhares de noticias e directos desde o local, pedidos internacionais para encontrar a criança, a criança é vista por x e y num local z ou d, afinal não era a criança, e a bruxa até sabe onde ela está mas não diz. Os pais continuam a acreditar que ela está viva, mas o inspector tem uma opinião diferente e quer interrogar os pais. Estes passam de herois a assassinos, mas o verdadeiro culpado é o inspector. Continuam as milhares de noticias e reportagens em busca da criança mas esta não aparece.....Socrates e Brown metem-se ao barulho mas sem resultados. Lança-se um, dois livros para contar a verdadeira história. Aquela que não pôde ser contada em sede própria.

Foi esta a historia do desaparecimento de uma criança no nosso país. Pena que os outros pais não tenham tido direito sequer a uma reportagem...

Sem comentários:

Share Button