terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Brasil 2010


Antes de mais nada, gostaria de desejar um Feliz 2010, mais do que atrasado, a todos os leitores do Olhar Direito.

Em 2009, cobrimos o Encontro Nacional de Negócios em Língua Portuguesa, falamos aqui de política, economia, legislação, relações internacionais, costumes, tradições, celebridades, personalidade, crise mundial, polêmicas escândalos, até mesmo, recordações de infância, tudo relacionado ao Brasil e esperamos continuar fazê-lo durante 2010.

Ano passado, também lançamos a série Federações do Brasil, na qual discorremos um pouco sobre cada Unidade Federativa deste país continental e que pretendemos seguir no decorrer deste ano até completarmos as 27 que existem.

É verdade que 2009 foi um ano complicado, a crise mundial não deixou barato para ninguém, nem para nós brasileiros que, felizmente, não fomos tão atingidos quanto o resto do mundo, contudo não passamos imunes.

E então, depois de um ano tão difícil, o que esperar de 2010?

A minha resposta é: TUDO. Muito embora este ano esteja começando cheio de catástrofes naturais – chuvas e deslizamentos em Angra, São Paulo e Sul do Brasil, além do Haiti, onde perdemos uma das mais dignas brasileiras que já existiu, Drª Zilda Arns, e mais milhões de vidas, este ano promete.

Primeiro que, para os brasileiros, pode até acontecer uma crise financeira intergaláctica, que o seu bom humor não vai ser tirado, pois este ano é ano de COPA DO MUNDO! Ou seja, NADA MAIS IMPORTA! Só o perderemos se o Brasil não trouxer o caneco para casa!

Até lá, a esperança reina e o que veremos de agora em diante, neste countdown, é o afloramento exarcebado de um patriotismo sem medidas: ruas e pessoas enfeitadas de verde e amarelo e um país praticamente parado durante o mês de junho. Já é tradição, mês de Copa do Mundo é data oficial do ORGULHO DE SER BRASILEIRO.

Prometo que farei uma cobertura da Copa do Mundo da África do Sul no Brasil, porque juro que não há espetáculo maior que o povo brasileiro em dia de jogo da seleção. Só que já esteve aqui nesta época sabe o que digo.

Aliás, esta Copa do Mundo vai ser especial para toda a equipe do Olhar Direito, pois somos portugueses e brasileiros, a começamos já no mesmo grupo!

Um pouco mais a frente, em Outubro, teremos as eleições gerais, seremos mais de 127 milhões a ir, obrigatoriamente, diga-se de passagem, às urnas para eleger Deputados Estaduais, Governadores, Deputados Federais, Senadores (2 por cada Estado) e, o mais importante, o sucessor de Lula!

Vamos escolher quem carregará o peso nas costas de substituir o Presidente da República mais popular de todos os tempos, desde Getúlio Vargas.

Isto será emocionante, histórico e um grande desafio, não só para os candidatos a Presidente, mas sim para o povo brasileiro, pois teremos adiante a incógnita de como será o futuro do país finda a era Lula.

E o que vocês acham? Nós do Olhar Direito também vamos cobrir as Eleições Gerais de 2010.

E para finalizar, anuncio que, a exemplo do que a equipe do Olhar Direito faz com a História de Portugal, faremos posts com a História do Brasil e começaremos, logo amanhã, a discorrer sobre a vida deste “bebezão”, pois este país tem apenas 510 anos de história, seguramente temos mais futuro que passado!

Até amanhã!

Larissa Bona

12 comentários:

Anónimo disse...

Good post and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.

Francisco Castelo Branco disse...

Bom resumo

Vai ser um ano em cheio para o Brasil, estou a ver

Mas acho que para o Brasil foi um ano especial. pois parece que foi o ano da emergencia como potencia mundial. Ainda nao o sao, mas foi o ano de lançamento. Apesar da crise....

É obrigatorio ir votar no Brasil? Porque??

Aí como cá, os Mundiais e Europeus sao seguidos também de uma forma especial, especialmente depois do Euro2004.
Imagino que em 2014 vai ser uma loucura!!!

Espero que Portugal traga a Copa para Portugal!!
E com Queiroz é bem possivel.
Vai ser um jogo especial.
E para ver quem é que nao joga com a Espanha...

Larissa Bona disse...

Boa pergunta Francisco! Por que é obrigatório votar no Brasil? Não sei! Só sei que a lei assim o determina. Você até me deu uma idéia, vou pesquisar a razão histórica da obrigatoriedade do voto no Brasil. Já suspeito que são coisas da ditadura...

Quanto a Copa do Mundo, sou egoísta, quero a sexta (não a sétima como antes eu disse, rsrsrs)!

PS: Todo mundo quer fugir da Espanha! A única certeza que tenho é que ela vai sobrar para um de nossos países! Espero que o eleito seja o seu!

Francisco Castelo Branco disse...

tem a certeza???

esqueceu da Costa do Marfim? tb tá no nosso grupo

vai haver supresa....

vai ser um grupo equilibrado até porque ninguem vai querer jogar com a Espanha...

Sabendo que os espanhois tremem quando vao jogar com os portugueses. E os brasileiros tambem.... Já esqueceu 66???

Quanto ao voto.... se nao votar o que acontece??

E quem vier a seguir a Lula ira continuar o trabalho de forma a que o Brasil continue a progredir ou vai voltar ao passado?

Larissa Bona disse...

Quem não vota, deve justificar a ausência em um determinado prazo, senão fica impedido de tirar passaporte, fazer concursos públicos, participar de eleições e etc.

Uma vez deixei de votar, na época eu morava na Inglaterra. Quando eu voltei, tive de pagar a imensa multa de 2 euros para regularizar a minha situação.

Nem me fale de 66! Na verdade, deve-se levar em conta que quando as Copas do Mundo são fora da Europa, os times europeus não tem muita vantagem. Assim como quando há copa na Europa, é quase certo que o campeão será time europeu. A única exceção foi Brasil em 58.

Os candidatos mais fortes a cadeira de Lula são: José Serra, governador do Estado de São Paulo, mais conhecido por ter sido o Ministro da Saúde que quebrou as patentes dos remédios contra a AIDS, e Dilma Rouseff, atual Ministra da Casa Civil e braço direito de Lula.

Na verdade, o grande desenvolvimento econômico do Brasil se deu justamente em face da continuação da política econômica do governo anterior por Lula. O que Lula fez foi colher os louros de uma reestruração econômica ocorrida durante o Governo FHC, que é do partido de Serra. A grande vantagem dos dois candidatos mais fortes, são que ambos são extremamente austeros. Eu gostaria de ver uma mudança de poder. Não é saudável para a democracia que um partido esteja tanto tempo no poder. Lula já está aí há 8 anos.

Francisco Castelo Branco disse...

mas se esta a resultar...

Dizem que Dilma vai vencer..

Quase Blog da Li disse...

a dilma?
DEUSMELIVRE!!!

Francisco Castelo Branco disse...

entao pk Li?

Larissa Bona disse...

A Dilma não tem um pingo de carisma.

Francisco Castelo Branco disse...

A mim parece-me que vai ser a proxima Presidente do Brasil.

Esqueci-me...

A Copa deste ano tem a particularidade de ser em Africa....

Penso q vai dar Italia..

Quase Blog da Li disse...

A copa não sei...
Não gostaria que fosse a Itália (por inúmeras razões).
A dilma é trapaceira e mentirosa a olhos vistos, todo mundo sabe. Não foi como no caso do lula que comoveu e enganou a todos...
Mais 4 anos de PT NINGUÉM MERECE!

Anónimo disse...

Opulently I to but I about the brief should have more info then it has.

Share Button