segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

3.2 Batalha de São Mamede

Depois do Condado Portucalense ter ganho a sua independência dos Espanhois, foi D.Teresa que ficou a governar o território português. Contudo, a mãe de D.Afonso Henriques estava muito ligada aos espanhois, correndo o boato que mantinha uma relação com Fernando Peres de Trava.

O seu filho, D.Afonso Henriques não se conformou com a situação e, com a ajuda dos barões portucalenses tentou expulsar a sua mãe e o conde galego de Portugal. Queriam que D.Afonso Henriques liderasse esta ofensiva contra a sua própria mãe e se tornasse rei de Portugal. Nunca aceitaram que Portugal fosse dominado pela nobreza galega e do arcebispo de Compostela, Diogo Gelmires que cobiçava as terras portucalenses.

Foi então que a 24 de Junho de 1128 se travou a Batalha de São Mamede. Local onde se defrontaram as tropas de D.Afonso Henriques e de D.Teresa e seus aliados espanhois.

D.Afonso Henriques venceu a batalha e expulsou a sua mãe e o amante das terras que faziam parte do Condado Portucalense, mais tarde Portugal. Era o fim do reinado de Castela no nosso território.

Com esta vitória, Portugal ganhava a sua independência relativamente aos espanhois e D.Afonso Henriques tornaria-se primeiro rei de Portugal.

Quanto a D.Teresa presume-se que tenha sido mandada para a prisao no Castelo de Lanhoso.

Esta Batalha marcou uma viragem na independência de Portugal. Conseguiu-se expulsar os espanhois do território, deixando o condado portucalense ser mais um Reino espanhol para se tornar num país independente. E muito o devemos a D.Afonso Henriques

(continua dia 8 Fevereiro)...

5 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Allez D Afonso Henriques

José Baldomero Pinto Vacondeus disse...

Tal como fez uma vez em que me enviou um comentário, permito-me agora dize-lhe que tenho seguido com frequênciao seu blogue. Acho interessante, ms gostaria de ler alguma coisa sobre a situação actual do nsso País.
Cumprimenta
J.V.

Cleopatra disse...

Francisco, vamos a isso?

Francisco Castelo Branco disse...

Ola Jose

De facto, podemos fazer umas jornadas sobre isso.
Era bem interessante ate.
Temos de combinar.
Abraço

Francisco Castelo Branco disse...

Até porque temos tido muitas intervençoes nessa area.
Basta ler o OLhar a Semana.
Mas aqui nao fazemo "chicana politica".

Share Button