Etiquetas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

1.1. História do Brasil: Período Pré-Descobrimento - Parte I: Do Lado de Cá

Introdução



Hoje começa mais uma iniciativa do Olhar Direito que é abordar, de maneira moderna (há algo mais moderno do que posts em um blog?), a História do Brasil.

Muito embora não seja um estudo muito aprofundado, até porque não sou historiadora, vamos tentar contar através de textos simples e de fácil entendimento, a História do país que, atualmente, possui o nome oficial de República Federativa do Brasil.

Inclusive, creio ser muito oportuno o lançamento desta série, pois além do Brasil ter se revelado como uma das grandes economias emergentes desta nova década, o que por si só já justificaria estes posts, a sua História se confunde 75% com a de Portugal: foram 389 anos de História compartilhada.

A exemplo do que já é feito com a História de Portugal, vamos dividir a História do Brasil em tópicos.

Óbvio que não serão tantos como os de Portugal, afinal de contas, o Brasil tem apenas 510 anos de História com a presença do que consideramos como civilização. E este período se conta desde a chegada de Cabral em 1500.

Assim sendo, dividimos a História do Brasil em quatro grandes períodos:

1. Período Pré-Descobrimento
2. Período Colonial
3. Império
4. República

E no post de hoje já começaremos tratando do Período Pré-Descobrimento.



1. Período Pré-Descobrimento



1.1. Parte I: Do lado de cá!



Geralmente, ao estudar a História do Brasil, as pessoas tendem a considerar que a mesma começa com a chegada de Cabral em 22 de Abril de 1500, como se antes do “descobrimento” nada, nem ninguém, aqui houvesse, muito embora haja registros que o primeiro europeu a pisar no país foi Vicente Yáñez Pizón, em 26 de janeiro de 1500.

Na verdade, essa mentalidade se dá justamente porque, antes de Cabral, não houve nenhum registro escrito pelos indígenas brasileiros sobre este período, pois os que viviam em Pindorama (nome dado às regiões habitadas pelos índios, que mais adiante seriam o território do Brasil) não eram tão evoluídos e civilizados como os Maias, Incas, Aztecas e outras civilizações que habitavam a América Pré-Colombiana.

Inclusive, se formos considerar a História do país desde a Pré-História, podemos afirmar que estudos arqueológicos encontraram vestígios de presença humana datados de 16 mil anos A.C., mas vamos falar apenas a partir do período prévio ao “descobrimento oficial”, ou seja, ano de 1500.

Naquela época, o que de fato havia aqui era diversos grupos étnicos (os maiores eram os tupi-guarani[1][2], macro-jê e aruaque), com diversos idiomas, seminômades e de tribos pequenas.

Estima-se que, antes do descobrimento, havia mais de mil povos e a população indígena era algo em torno de 2 a 6 milhões. Atualmente, existem apenas 227 povos e cerca de 300 mil índios.

Houve um extermínio dos índios e não porque os colonizadores tivessem se portado como sanguinários bárbaros, como os espanhóis na América Espanhola, muito embora os portugueses também massacraram os índios, mas principalmente porque estes não tinham nenhuma imunidade às doenças dos “homens brancos”.

Aliás, eu entendo que o primeiro uso de arma biológica na América foi um feito português. Eles presenteavam os índios com roupas infectadas com varíola e os mesmos as levavam para as tribos. Todo mundo morria e os fazendeiros se apropriavam das terras da aldeia.

Os portugueses até que tentaram escravizar os índios, mas isso não funcionou, pois faleciam com muita facilidade, justamente por conta da baixa imunidade, tanto que, tempos depois, foram substituídos pelos negros trazidos da África.

Mas não foram só as pessoas que foram exterminadas, a Igreja Católica também dizimou a cultura indígena através dos Jesuítas e a catequização.

Enfim, o que de concreto se pode dizer é que, nessa fase pré-descobrimento, do lado de cá, havia os índios e que estes foram os primeiros brasileiros. E naquela época, eles sequer tinham noção do que estava a ponto de acontecer com eles.

Larissa Bona

Próximo Post em 03.02.2010:1.2. Período Pré-Descobrimento Parte II: Do lado de lá



[1]
Subdividiam-se em Guaranis, Tupiniquins e Tupinambás.
[2]
Os Tupis-guaranis foram os primeiros a ter contato com os portugueses, pois eram eles quem habitava o litoral do Brasil na época do descobrimento.

4 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Claro que ja havia habitantes no Brasil
Isso so torna a conquista dos portugueses mais proficua....

E relevante..

Francisco Castelo Branco disse...

Porque é que se diz quando se fala no Brasil de

"as terras de Vera Cruz"?

Larissa Bona disse...

Erroneamente, os mapas da época indicavam que o território do Brasil era uma grande ilha que ficava no caminho para as Índias (na verdade era um Continente inteiro) e Cabral batizou o Brasil de Terra de Vera Cruz, achando tratar-se da ilha citada pelos mapas.

Francisco Castelo Branco disse...

Larissa quem sao as personagens do desenho?

Share Button