Etiquetas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ópera Anónima - 11ºPoema

Silêncio!Peço ao intento alto
Do meu pensamento…
Uma hora a menos de sonho…
Peço só …ausência de sentidos,
De linhas estupidamente incompletas.
No plano mais exíguo da noite!
Destes dias.
Silencio…ausência de sentidos, sentindo a ausência,
De todo o sentido ausente,
Com que me ausento de mim…
E no clarão heterogéneo da genética da realidade,
Peço! Silencio… (para em silêncio me silenciar)
Porque o silêncio do pensamento…
É a música, sem timbre, sem cadência, sem sonância,
Mais sonante das músicas.
A musical, insonoridade
Do silêncio…
É um acesso restrito da mente,
Onde grito em vinil riscado
Entre as paredes anónimas do ser…
E não me ouço….
Xiu….silêncio.

Poema de Luis Brandão

4 comentários:

Sonhadora disse...

Silencio…ausência de sentidos, sentindo a ausência,
De todo o sentido ausente,
Com que me ausento de mim…

Maravilhoso poema
Sonhadora

Anónimo disse...

Estou mais uma vez numa posição incómoda já que tenho contacto com o autor deste poema, no entanto é minha vontade ser o mais imparcial possível sabendo que a mesma imparcialidade nunca será total, para o bem ou para o mal.

Devo dizer que gostei bastante do poema, tem expressões muito ricas e um ritmo melancólico condizendo com a musicalidade do mesmo. O sentimento da ópera como algo grandioso e complexo contrapondo com a simplicidade do "eu" poético-pensante são deveras interessantes de analisar e ter em conta. As constantes referências à música são ricas e sem dúvida importantes mas julgo que peca a inexistência de referências à teatralidade da composição. De uma forma geral os versos disformes dão ao poema uma visão agradável, irregular e de grande assimetria no que toca à passagem de verso para verso.

Acho que existe um excesso de reticências que poderiam ser substituídas por vírgulas.

Estrutura Externa: 2
Estrutura Interna: 2
Simbologia: 3
Recursos estilísticos:3
Musicalidade: 3

Total: 2,6

Marta Sousa.

Francisco Castelo Branco disse...

Boa MARTA

e a todos os que concorreram nesta primeira fase, os meus sinceros parabens!!!

Serão eliminados o 9º, 10º e 11º classificados

Segunda Feira publico os resultados com as explicaçoes para a 2f

Sandra disse...

Nossa estou muito ansiosa para ver.
Que competitividade mais amorosa.
Um grande abrço Chico.
Sandra

Share Button