quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Personalidade do Ano 2009 - 2ª Edição

Mais uma vez no Olhar Direito realiza-se a votação para a Personalidade portuguesa do Ano 2009. De todos os portugueses que este ano tiveram grandes feitos, escolhemos quatro que pela sua importância durante o ano mas também pela relevância que têm junto da Sociedade portuguesa. Especialmente no corrente ano.

Os nomes escolhidos para este ano foram :

José Socrates - apesar de tudo o que se disse dele, das suspeitas, do caso freeport, da sua governação e da crise internacional,a verdade é que conseguiu vencer as eleições legislativas. Nao com maioria mas manteve-se como Primeiro-Ministro. E isso foi uma grande vitória. Para além de ter recuperado nas autárquicas e apenas ter perdido nas europeias.

Durão Barroso - A entrada em vigor do Tratado de Lisboa também é uma vitória para ele. Conseguiu unir a Europa e 27 membros com culturas diametralmente opostas. O que é obra. Para além de ter sido reeleito Presidente da Comissão Europeia.

Carlos Queiroz - Apesar de uma campanha tibuteante, Queiroz conseguiu o apuramento para a fase final do Mundial 2010. E com condições para disputar a final. Porque qualidade e vontade não falta à Selecção. Lembram-se de 1991?

António Lobo Antunes - Não tanto porque fez este ano( lançou um romance), mas pelo que representa para a sociedade e cultura portuguesa. É justa esta homenagem pelo Olhar Direito a um grande escritor português.

Ana Jorge - Foi ela que alertou a população para a Gripe A, fez com que os portugueses seguissem à risca os planos, se comportassem de maneira adequada e para que não se entrasse em pânico generalizado. Todos sabemos como reagem os portugueses a estas situações. Teve um grande papel na mobilização e prevenção da sociedade em relação à pandemia. Meteu de lado a cor partidária e actuou como uma verdadeira Ministra da Saúde.

São estes os escolhidos, dia 1 de Janeiro saberemos quem ganhou.

Prognosticos?

3 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Apesar de tudo, acho que Socrates foi a figura do ano.
Foi sem duvida a personalidade mais falada, q mais apareceu na televisao, mais controversa e tb a mais polémica.

Pelo positivo e negativo, foi sendo duvida a figura do ano

expressodalinha disse...

Ana Jorge e a sua gripe A. É mais inócua...

Francisco Castelo Branco disse...

estive entre ela e Francisco George.
Foi dificil fazer esta seleçcão, visto que tirando Socrates nao houve mais ninguem que se sobressaltasse assim tanto.

ou ele anda a controlar tudo e só quer aparecer ou este país está com falta de pessoas fora de politica ou futebol que se destaquem.
O que é grave!

Share Button