Etiquetas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

2.6 Reconquista

A Reconquista é a designação historiográfica para o movimento cristão com início do século VIII que visava à recuperação dos Visigodos cristãos das terras perdidas para os árabes.
Por volta do ano 711, aquando da invasão berbere, obrigando os visigodos a refugiarem-se na montanhas das Astúrias.
Foi em 718, que Pelágio (uma espécie de Viriato); dá inicio à Reconquista. Esta durou cerca de oito séculos. Foi durante esta fase que se deu o nascimento do Reino de Portugal e de outros reinos hispânicos.

Perguntam : Quem foi Pelágio? Não se sabe ao certo a sua origem, mas existem três teorias: desde que ele era um servo, a um galego e por fim que era Duque da Cantábria.

Voltemos à Reconquista.....

A primeira grande vitória sobre os árabes deu-se em 722 na Batalha de Covadonga. Tendo como mestre Viriato em termos tácticos, Pelágio e a sua trombeta conseguiram que os cristãos chegassem à esquerda das gargantas de Covadonga sem serem sentidos pelos árabes. Aquando da aproximação destes, os cristãos recuaram e os primeiros, atribuindo ao temor esta fuga simulada, precipitaram-se em sua direcção. Do cimo dos rochedos surgiram guerreiros que dizimaram os africanos e os renegados godos com tiros e lançando rochedos.
Depois da batalha de Cangas de Onís, em que os sarracenos tiveram uma estrondosa derrota; os povos africanos começaram a recuar. Os cristãos tinham ganho esta luta.

Tempo agora de falar dos Reinos Cristãos....

O primeiro Reino Cristão foi o das Asturias, fundado por Pelágio. No Século X foi a vez do Reino de Navarra ser constituido.
No século XI, Sancho de Navarra, anexou o condado de Castela. E aquando da sua morte, dividiu os reinados pelos seus três filhos. Nasceram então os Reinos de Castela e Aragão.
Com esta divisão e também pelo facto de cada Reino ser entregue a cada filho dos Reis, existiram várias lutas e guerras dentro da Península Ibérica.
Com isto nasceu o Reino da Galiza e de Portucale.
E 1605 , Fernando I antes de falecer repartiu os seus reinos pelos filhos. Coube a Garcia ficar com o Reino da Galiza. Afonso VI de Castela após ter morto os seus irmãos ficou novamente com todos os reinos.
Afonso VI oferece o reino da Galiza a Raimundo, conde de Borgonha. A Galiza até ao Tejo ( antes de ser reconquistada aos mouros), fica mais tarde nas mãos de D.Henrique, irmão de D.Raimundo. D.Henrique fica com o condado Portucalense, que mais tarde viria a ser independente graças ao seu filho D.Afonso Henriques.

Mas como nasceu o condado Portucalense?

Em 1093 os nobres galegos e do condado portucalense tomam aos arabes, vindos da Mauritânia, Santarém, Lisboa e Sintra estendendo a Reconquista até ao Tejo. Apenas Santarém voltou a ser dominada pelos Sarracenos. Cidade que D.Afonso Henriques devolveu à pátria em 1147.

continua dia 28....

3 comentários:

expressodalinha disse...

Levar a carta a Garcia...

Francisco Castelo Branco disse...

Como assim?

expressodalinha disse...

É uma frase que se diz e que tem a ver com o rei Garcia da Galiza (detalhes sem importância)

Share Button