quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Rubrica: Viajar por França

A vida em Paris acaba por ser diferente da vida em qualquer outra cidade. É pois nesse sentido que decidi lançar esta rubrica. França é um país com características muito particulares e, dentro do país, Paris é uma cidade que se difere da restante realidade nacional. As pessoas, os costumes, as diversidades, os lugares...tudo é único e de certa forma iluminado. Arrisco mesmo dizer que Paris a par de Nova Iorque são na actualidade os dois grandes pólos multi-étnicos mundiais. Escrever sobre Paris é fácil porque é espontâneo e o que me vem à cabeça quando falo da cidade é tanta coisa que o difícil torna-se mesmo escolher quais as temáticas.

Hoje, após reflectir um pouco, decidi falar de bicicletas. O leitor deverá questionar-se porque razão vou falar de bicicletas numa rubrica acerca de França, mais concretamente sobre Paris, é simples: as bicicletas são uma das maiores atracções da cidade neste momento!

Todas iguais. Por apenas 1€ qualquer pessoa pode usufruir deste serviço. Eu própria o faço muitas vezes quando o tempo o permite. Apesar de haver uma rede de metro com grande alcance em Paris acho que a andar de bicicleta acaba por ser muito mais interessante dado que desta forma podemos aproveitar as belas vistas da cidade. O metro de Paris com todos os seus conhecidos problemas não oferece aos seus utentes (como é o meu caso) as normas de segurança desejadas por isso mesmo sempre que posso prefiro usar uma bicicleta para as minhas deslocações. Não sei se existe mas era interessante criarem uma espécie de "passe social" para estes meios de transportes. É uma ideia para colocar em prática nas cidades portuguesas, tenho a certeza que funcionaria!

5 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Boa entrada Marta

mas discordo quando dizes que Paris e Nova Iorque sao as cidades mais multi culturais.

Londres tem muito mais de multi cultural do que Paris.
Alias em Londres nem sequer existem Londrinos. Só mesmo estrangeiros.
Pelo menos eu considero Londres e Ny.

Na Holanda também se usa muito as bicicletas.
É uma excelente soluçao até para poupar tb no Metro.

Mas bicicletas em Portugal?

Em Lisboa e Porto só com bicicletas de Muitissima ALTA MONTANHA e nas outras seria difícil de implementar.

Era uma boa soluçao mas as pessoas estão muito agarradas ao carro.
Principalmente nas grandes cidades

Eduardo P.L disse...

E vivam e se multipliquem as bicicletas!
Parabéns pelos dois anos de OLHAR DIRETO!

Francisco Castelo Branco disse...

Obg Eduardo...

que consigamos andar muitas avenidas sem nos cansarmos lol

Marta Sousa disse...

Como se criaram as raízes arrancam-se as raízes! Há zonas do Porto e Lisboa que são relativamente planas e nas quais é possível andar com estes veículos. Não sou do tipo de pessoas que defende a extinção nos carros, defendo sim a inteligência das pessoas que numa cidade com um trânsito caótico a última coisa que devem "arriscar" é andar de carro. Parece que as bicicletas estão agora na moda, é daquelas modas positivas e que devem continuar.

Francisco Castelo Branco disse...

concordo

mas nao em cidades como Lisboa.

A questão é andar na cidade toda e nao apenas em certas zonas.

Porque nesse aspecto já é possivel.

Agora o objectivo de criar uma rede.....

Em Lisboa é impossivel mesmo lol.

Ja andar a pé é dificil por causa das subidas...

Vale mais a pena andar de metro,

Share Button