quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nelson Mandela : Uma voz com moral?

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Mvezo a 18 de Julho de 1918. Advogado de profissão, foi na luta contra o apartheid instalado na África do Sul.

Herói para uns, terrorista para outros a verdade é que ninguém se esquece da sua luta pela liberdade e democracia na África do Sul. É um simbolo para muitos sul africanos e homem adorado por milhões em todo o mundo.

Foi na luta contra o apartheid que Mandela ficou imortalizado. Enquanto guerrilheiro e lider politico. Participou através das armas após o massacre de Sharpeville a 21 Março de 1960. Manifestou-se contra a polícia sul-africano. Como politico, esteve no Congresso do Povo que em 1955 divulgou a Carta da Liberdade. Tornou-se em 1994 Presidente da África do Sul.

Um ano antes tinha sido nomeado Nobel da Paz.

Em Agosto de 1962, Nelson Mandela foi preso. E lá permaneceu durante 26 anos. Sofreu duas sentenças. Uma a 5 anos de prisão, outra a prisão perpetua. Mas no decorrer desse tempo, Mandela não deixou de comandar o CNA e de mobilizar os seus para continuarem a luta. Nunca se deixou render, mesmo estando entre grades.

Foi libertado em 1990, por Frederik Willem de Klerk.

Mandela é hoje uma das personalidades mais respeitadas em todo o Mundo. Lideres politicos conviveram com a sua sabedoria e serenidade. Aparenta um ar calmo e é apaziguador de conflitos.

Dizem que é um dos politicos com maior autoridade moral no Continente Africano.

De registar que tem uma laço português : é casado com Graça Machel

9 comentários:

expressodalinha disse...

Quase todos os heróis são bandidos ou terroristas. A diferença está em se o seu ponto de vista tem o apoio da população e se triunfam. Os únicos políticos que sendo heróis não foram bandidos, foram Jesus Cristo e Ghandi.

Francisco Castelo Branco disse...

mas eu nao compreendo, e como sou novo, pouco conheço da historia de mandela, essa versão do Mandela Bandido

FrankOliver disse...

Mas há algum político que seja heroi??
São apenas "heróis" enquanto estão na clandestinidade a lutar por um ideal. Assim que o conseguem,... "vai lá vai que até a barraca abana" é o ver se te "avias"

Francisco Castelo Branco disse...

entao mas porque deixou Mandela de ser um heroi quando foi Presidente Sul Africano?

FrankOliver disse...

Mandela não era um político, mas sim um estadista, que lutava por um ideal que prossegiu durante o seu mandato presidencial (vejam-se os conflitos internos pela luta do poder).

FrankOliver disse...

...prosseguiu... (claro)

Francisco Castelo Branco disse...

Ainfal este senhor nao é nenhum santo

ellen disse...

..."De registar que tem uma laço português : é casado com Graça Machel"...

FRANCISCO, portugueses eram todos os moçambicanos antes do 28 Setembro (data da independência de Moçambique)... após este acontecimento passamos a ter que escolher a nacionalidade (quem nasceu lá) ou então poder-se optar pelas duas... mas eu duvido que essa Graça Machel (viúva do Samora Machel) tenha optado por ser portuguesa!

penso que não estou enganada nesta história, se estiver corrige-me :)

Bjito

Gillian disse...

Old Madiba is held in HIGH regard in South Africa.

Share Button