Etiquetas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aperto de mão histórico

Esta imagem significa o entendimento histórico entre os dois países : Russia e Eua na luta contra o armamento nuclear que o Irão tem vindo a insistir em promover.

Devido à frenética cobertura das eleições, a cimeira do G20 e este acordo histórico passou ao lado. Depois de se retirarem de cena dois arqui-rivais e consequentemente dois ditadores ( Putin e W.Bush); ao fim de tantos anos foi possivel um entendimento entre os antigos rivais da Guerra Fria.

Unidos contra o armamento nuclear iraniano, Medvedev e Obama conseguiram selar e meter medo a Ahmanidejad, mas também ao mundo árabe que continua uma luta sem tréguas contra os povos democráticos do ocidente. Esperemos que seja para cumprir pois a Europa e o Mundo ganhavam muito com isso. Para além de meter um travão nas intenções chinesas de dominar o mundo....

Só mesmo com o pacificador e protagonista de uma mudança nas relações externas como é o caso de Obama e de um Presidente russo mais liberal e atento às preocupações mundiais, é que foi possivel este entendimento. Daí que a Cimeira do G20 em Pittsburgh tenha sido muito importante a nivel politico. Já a de Londres em Abril passado foi muito animador em termos económicos.

Com este acordo Americano e Russo é altura do Irão meter um travão no seu armamento nuclear.

Para bem de todos

2 comentários:

Ruth Cruz disse...

Espero que seja desta feita que EUA, e Rússia alinhem do mesmo lado...renovações de liderança trouxeram o advento da conciliação?! Assim espero..já é tempo.

Francisco Castelo Branco disse...

Foi preciso que as liderança mudassem para que estes dois colossos voltassem a unir esforços.
Mesmo que seja temporário, é importante para que o Irão se sinta ameaçado.

É que anteriormente estes dois paises tinham lideranças muito egoistas.
Apesar de ter concordado com algumas medidas de Bush acho que era muito rigido. E dai lhe ter chamado Ditador.

Será que este aperto de mão irá acabar como o conflito israelo-palestiininao?

Será fogo de vista?

Share Button