domingo, 6 de setembro de 2009

Olhar a Semana - Cala a Boca Guedes....

Quinta Feira passada o Jornal de Sexta da TVI e Manuela Moura Guedes foram silenciados. Sim, silenciados. Não foi suspenso nem adiado o Jornal de Sexta. Manuela Moura Guedes sempre foi uma voz incomodativa para o Governo e para Socrates. O próprio referiu isso mesmo numa entrevista à RTP e no congresso Socialista de Fevereiro.

Ora, nem Portugal está de luto ( palavras excesivas de Aguiar Branco...), nem a democracia està ameaçada, pois o voto continua a ser dos portugueses. E são esses que escolhem. Com ou sem Manuela Moura Guedes. Este afastamento acontece num momento crucial: Estamos a três meses de eleições e o processo Freeport continua à baila.

Depois do caso Marcelo, surge agora mais um. E outra vez na TVI. Pena que Eduardo Moniz tenha saído de Queluz pois a TVI vai deixar de ser incómoda. Estes acontecimentos só provam que a nossa democracia ou a liberdade de expressão continua limitada. Ainda bem que existem os blogues para usufruir dessa liberdade. Porque os jornais, revistas e televisões pelos vistos continuam a sofrer de velhos hábitos oriundos da ditadura salazarista....

A unica boa noticia é para aqueles que não gostavam de ver Moura Guedes à Sexta.....

5 comentários:

ellen disse...

Acabei de ouvir na SIC Noticias este assunto. Sinceramente há algo que nos ultrapassa no saber desta dita situação... pareceu-me que foi decisão dos espanhóis tal fim do JN da TVI. Cá para mim desgostaram-se do rosto da Manela (note-se, que já não é só da boca, é tudo, e há rostos muito mais atraente lá isso há. Eu já nem ouvia o que ela dizia mas sim olhava para as suas feições)... Até Sócrates foi apanhado de surpresa da noticia e até me pareceu bem incomodado pelo acontecimento! Pois exige explicações...tal como no caso Freeport e que nunca mais 'sai'. Será que antes das eleições virão as surpresas que tanto os portugueses esperam? rsssssss

Domingos disse...

deixo aqui o link do meu blog, para termos um hiperligação um do outro.

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

agradecia que aceitasse

responda-me no meu blog se faz favor

abraço

Marta Sousa disse...

A provar-se que o governo teve interferência no fecho do Jornal Nacional de Sexta julgo que estamos perante uma situação de alguma gravidade. Julgo que (e quero acreditar que) o governo não está envolvido no fecho do Jornal de Sexta. A altura para "calar" Manuela Moura Guedes não foi a melhor é certo. Quem sai mal deste episódio todo é mesmo José Sócrates e o PS que serão acusados de colocar mordaças em vozes inconvenientes. Resta saber se foi mesmo assim.

Quanto ao Jornal Nacional apresentado por Manuela Moura Guedes devo dizer que é tudo menos jornalismo. Não tem rigor, levanta insinuações graves passíveis de acção judicial, é um jornalismo incompetente e nada honesto. Concordo absolutamente com o fecho do Jornal Nacional de Sexta e com Manuela Moura Guedes no olho da rua, não concordo é a forma e o timing em que o mesmo foi feito.

Francisco Castelo Branco disse...

Ellen

quanto ao facto de Socrates ter ficado "estupefacto". Não será a primeira vez....
E isso não nos diz rigorosamente nada.
É muito estranho isto ter acontecido a duas semanas das eleições.
Mas enfim, teorias da conspiração há muitas e esta é uma delas. Que vai perdurar.

Francisco Castelo Branco disse...

Marta

já não é a primeira vez que isto acontece na TVI. E numa altura em que um comentador ou jornalista incomodava o governo.
Agora sem Moniz a TVI não vai certamente ser a mesma coisa!

Share Button