quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Federações do Brasil: Rio de Janeiro


Em mais um post da série Federações do Brasil, falo do Estado do Rio de Janeiro.

Localizado na região sudeste, com fronteiras com São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, trata-se da segunda maior economia do Brasil e a quarta da América do Sul (O PIB do Rio é maior que o do Chile, por exemplo), que se baseia, principalmente, na prestação de serviços.

Entretanto, deve-se ressaltar que o Estado possui parte significativa da indústria do país, principalmente a indústria farmacêutica, sendo que o maior laboratório público da América Latina e um dos maiores do mundo encontra-se no Rio de Janeiro, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Outro componente importante da economia do Rio de Janeiro é a indústria petrolífera, sendo sede da Petrobrás, que a quarta maior petrolífera de capital aberto do mundo, a terceira maior empresa do continente americano em valor de mercado e sexta maior do mundo.

A sua capital é a homônima Rio de Janeiro, mundialmente conhecida por sua beleza, é a Los Angeles brasileira. É lá que se encontra a sede das Organizações Globo, maior conglomerado de empresas de comunicações e produção cultural da América Latina.

É nesta cidade que também se encontra o Projac, que é o maior núcleo televisivo da América Latina, com uma área de 3,99 milhões de metros quadrados. É onde são gravadas as famosas novelas brasileiras que encantam o mundo todo.

Mas o Rio de Janeiro não é só economia. Aliás, isso é o que menos se associa ao Rio, principalmente, quando pensamos na capital, pois a primeira coisa que nos vem à cabeça é samba, mulatas, futebol e muita malandragem.

Na verdade, o Rio de Janeiro é uma capital histórica, foi sede do Império Português, do Império Brasileiro e da República do Brasil até a construção de Brasília.

Esta cidade, com ares de uma Paris tropical, até porque foi invadida pelos franceses, ostenta uma beleza natural muito pungente, mesclada com o caos social que são os morros com suas favelas.

Trata-se do principal destino turístico do país, principalmente, dos estrangeiros, atraídos pela beleza natural, as praias e os monumentos mitológicos (sim já digo que se tornaram mito) como o Cristo Redentor (eleito maravilha do mundo moderno), Maracanã, calçadão de Copacabana e por aí vai.

Infelizmente, os morros tomados por traficantes de drogas é definitivamente algo que suja a aura majestosa do Rio, mas de forma alguma a borra por completo.

Basta ter cuidado e saber se cuidar, como em qualquer cidade do mundo. Para se ter idéia, já fui duas vezes ao Rio, nada me passou e dou um conselho a todos os leitores do blog: não deixem de ir ao Rio antes morrer!

Larissa Bona

4 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Rio tem muita beleza

Pena que não se possa andar pela praia de copacabana à vontade.
Pena as favelas no meio da cidade.

Mas o Rio tem muito encanto. É bontito e tem muita vida.

Curioso num pais que tem o Rio de Janeiro e Sao Paulo como suas duas metropoles : uma para turismo outra para trabalho; nenhuma delas seja a capital....

Existe muita rivalidade entre os habitantes de Sao Paulo e do RIo?

Larissa Bona disse...

Taí Francisco, até que dá para andar tranquilamente por Copacabana. Eu digo isso porque o fiz. O que não dá é pra andar por Copacabana carregando câmera digital displicentemente, usando jóias, sem cuidado com a bolsa. Se você anda sem ostentar, não haverá problema.

Nenhuma das duas é a capital porque fizeram Brasília bem no centro do país. Algo como levar a expressão "centralização do poder" ao pé da letra!

Sim, existe muita rivalidade entre cariocas (Rio) e paulistas (SP). Os cariocas acusam os paulistas de estressados e chatos. Os paulistas acusam os cariocas de malandros e vagabundos. Hahahah!!!

Francisco Castelo Branco disse...

e também no futebol é terrivel...

Sao Paulo Vs Corinthians...


Se não fosse de Sao Paulo, que cidade escolheria para viver?

E porque????

adriana campos disse...

gostei muito desse post.faz tempo que não leio o meu rio de janeiro como ele é.é assim mesmo.é lindo.é rico.é pobre.é perigoso.mas é o rio de janeiro.a cidade maravilhosa.

desculpa a demora de voltar aqui.retribuir a visita.mas bem vou add. o seu blog.

ate +

Share Button