quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ocidente e Oriente numa guerra de Civilizações IV

Em resposta aos posts da Marta sobre este Tema, irei aqui contrapor as ideias dela e tentar dar a minha visão.........

"ninguém se preocupa que rolem umas cabeças de soldados americanos de vez em quando, nem tão pouco que rolem as cabeças dos civis ou ainda que se gere um ódio anti-ocidental por parte dos povos que são constantemente invadidos".

É por aqui que começo o meu pensamento. Infelizmente o ódio anti-ocidental já vem muito antes da invasão dos Americanos, nomeadamente ao Afeganistão e Iraque. Desde sempre existiu terrorismo e a chamada "Guerra Santa". Só após o 11 de Setembro é que veio a intensificar-se. Verdade seja dita que o ódio Anti-ocidental está enraizado na cultura islâmica. Valores como liberdade e democracia não existem no vocabulário islâmico. Daí que queiram atacar civilizações que fazem destas duas palavras a sua ordem. Sem haver um inicio preciso, penso que quem começou esta guerra, foram os "Islâmicos".......

"A imposição da cultura ocidental nem sempre é aceite por todos os povos, este é um conceito que temos que ter como certo. "

Concordo. Mas é aí que está o problema do confronto de Civilizações. Certo ou errado, a verdade é que os ultimos acontecimentos em Nova Iorque , Madrid e Londres revelam que o Mundo Oriental quer impor as suas culturas ao Ocidente. A chamada "Guerra Santa" vem do lado de lá.....

"Os conflitos de hoje são maioritariamente de ordem cultural, económica e social."

É por isto que hoje a dita Guerra de Civilizações. Principalmente por ordem Cultural e Religiosa. Infelizmente, as religiões estão a perder seguidores e por isso a serem utilizadas não para unir mas para dividir. Pena que não haja encontros anuais entre os lideres religiosos. Podia servir para esclarecer pontos e unir os povos. Os conflitos que hoje existem, e são alguns, são muito por culpa da religião. Da diferença e do tentar impor uma crença a nivel mundial. Isso vale tanto para a Católica como para a Muçulmana.

A Guerra de Civilizações é a nova forma de conflito. A Guerra do Século XXI. E pode ser feita de várias formas. Militar, social, económica, e até no campo desportivo.

O pior é que não se adivinha o seu fim....

(continua...)

7 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

A guerra com o Oriente é para durar?

Marta Sousa disse...

Quem começou com a guerra santa? Foram eles ou fomos nós ocidentais?

Não deves entender por conflitos apenas guerras. A palavra conflito tem um sentido muito mais amplo e como sabes cada vez mais há conflitos de ordem social. Talvez mais que cultural e religiosa.

Francisco Castelo Branco disse...

A Guerra Santa foram eles (Islão) que começaram.

E foi com o 11 de Setembro

Eu aqui estou a falar de guerras. Conflitos militares.
Os sociais é para outros posts

Marta Sousa disse...

Não meu caro. A guerra santa começamos nós em 1095. Com a 1ª cruzada como deves saber.

expressodalinha disse...

As religiões sempre serviram para dividir e, na maioria dos casos, para justificar guerras.

Francisco Castelo Branco disse...

Marta

Sem querer duvidar da tua data.

O que quero dizer é que a emergência do terrorismo e da
conflitualidade entre Ocidente e Muçulmanos foi sem duvida com o 11 de Setembro.

Francisco Castelo Branco disse...

expressodalinha

e quem paga são os inocentes dos civis.

Que não tem nada a ver e quer apenas paz!

Share Button