segunda-feira, 13 de julho de 2009

1- Ibéria antes da Romanização

A História da Península Ibérica começa com a chegada dos Hominideos. Há 1,2 milhões de anos. Fizeram parte do período paleolitico. Durante este período, é de destacar três situações curiosas:
  1. Foi neste período que existiu o ultimo reduto do Neandertal antes da sua extinção
  2. Registou-se alguns dos mais impressionantes exemplos de arte paleolitica
  3. Acolheu uma das mais antigas civilizações da Europa Ocidental

Após o período Paleolitica, Megalitico e Neolitico, registou-se um período pré-romano em que vários povos estiveram na Península antes dos Romanos se imporem.

Os Iberos eram um desses povos. Eram povos autoctones que habitaram o Sul e o Este da PI na antiguidade. Não se sabe ao certo a sua origem. Várias teorias são expostas. Foram os Iberos que fizeram a transição entre os povos neoliticos e os Lusitanos. Desenvolveram aglomerações fortificadas. Um dos povos Iberos mais conhecidos foram os Tartessos que se situavam na zona de Sevilha. Consta-se que foram a primeira civilização da Península. A economia Ibérica tinha uma agricultura rica, forte exploração mineira e uma metalurgia desenvolvida.

Depois dos Iberos, nasceram os Celtiberos. Estes eram uma mistura dos Celtas, que chegaram à PI no Século VI, e os Iberos. Os mais conhecidos Celtiberos eram os Lusitanos. Estes formavam tribos sem coesão politica. Agrupados em castros, viviam da pastoricia e da agricultura. Cultivavam a vinha, o trigo e a cevada. Fabricavam pão. Os Lusitanos eram grandes guerreiros. Fabricavam armas, nomeadamente as lanças. Não eram grandes marinheiros pois viviam de costas voltadas para o mar. Os Lusitanos eram, segundo Estrabão, " a mais forte das nações Ibéricas". Para além dos Lusitanos, também os Brácaros, Calaicos e Célticos.

(continua dia 27 Julho...)

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Os Tartessos e os Cónios foram dois povos Iberos que estiveram na Peninsula.
Os Tartessos ao que consta foram a maior civilização, segundo os Gregos.
Ainda hoje nao foi possivel descobrir vestigios deste povo Ibero

Share Button