terça-feira, 26 de maio de 2009

Televisão ou Telelixo?

A grande polêmica da semana é o caso da menina Maisa. Para quem não sabe, ela trata-se de uma garota prodígio da televisão, que desde seus 2 ou 3 anos, apresenta programas de TV.

Atualmente, ela tem 7 anos e é contratada do canal SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Maisa apresenta um programa infantil aos sábados e aos domingos participa de um quadro, chamado "Pergunte à Maisa", no programa de Sílvio Santos (dono do SBT e ícone da TV brasileira).

Ocorre que nos últimos dias 10 e 17 de maio, aconteceram os seguintes incidentes no ar:

10/05/2009

17/05/2009


O Ministério Público Federal entrou em ação imediatamente e investiga se a aparição de Maisa não feriu o seu direito à liberdade e o respeito do ser humano em desenvolvimento, protegidos pela Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A primeira coisa que aconteceu foi a cassação do alvará da Vara de Infância e Juventude da Comarca de Osasco, que permitia que a menina aparecesse no quadro.

Já o Ministério Público do Trabalho promove ação civil pública contra o SBT, contestando as condições de trabalho de Maisa e alegando danos morais coletivos, de maneira que pede indenização de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais, cerca de trezentos e cinquenta mil euros).

O Conselho Tutelar já realizou perícia com os pais de Maisa, que foram bastante criticados com o episódio, e proferiu parecer informando que eles são presentes e preocupados com a menina. A criança não tem ciência de nada do que está acontecendo, pois tanto a emissora quanto os pais, estão ocultando os fatos dela.

Para mim, o que se passou com a pequena Maisa foi um completo abuso. É inadimissível explorar uma criança dessa forma, expô-la ao ridículo em rede nacional. Aliás, a televisão brasileira aos domingos é uma catástrofe, é um dia inteiro de programas apelativos e de gosto duvidoso. Graças a Deus existem os computadores e os livros!

E vocês? Depois de terem vistos os vídeos? O que acham? Maisa foi abusada ou não?

Larissa Bona

7 comentários:

Bruno Gonçalves Bernardes disse...

Do Sílvio Santos só se espera esta televisão. Sílvio Santos, o homem do "joga dinheiro".

Francisco Castelo Branco disse...

Esse Silvio SAntos é o Herman José do Brasil?

expressodalinha disse...

Total tele-lixo!

Larissa Bona disse...

Sim, ele é o homem que diz: "Quem quer dinheiro" e joga dinheiro para a platéia!

O Sílvio Santos não seria como o Herman José, ele é menos talentoso (só apresenta shows de TV) e é dono do canal!

Coloco aqui o link da biografia dele, a história é fantástica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Silvio_santos

Bruno Gonçalves Bernardes disse...

Sílvio Santos, Herman José do Brasil? Nada disso...é um fenómeno per si, nada se lhe compara, nem o Berlusconi pode ser colocado na mesma lista que este senhor pois não apresentou programas, nem chegou a lançar malas de dinheiro para o público como o Melancia em Macau. O Sílvio Santos é ao mesmo tempo um híbrido e um original; caso difícil de conceitualizar. Melhor mesmo, só quando vejo alguns amigos meus barsileiros a imitá-lo!

Anónimo disse...

Sim , abusada: pela mídia, pelos pais, pelo nosso sistema de valores que valoriza o "aparecer" . Ter atitudes grotescas e hipocrisia disfarçada de ingenuidade..somos coniventes com o erro.

Anónimo disse...

Sim , abusada: pela mídia, pelos pais, pelo nosso sistema de valores que valoriza o "aparecer" . Ter atitudes grotescas e hipocrisia disfarçada de ingenuidade..somos coniventes com o erro.

Share Button