Etiquetas

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O pacifista Gandhi

Quem não conhece Mahatma Gandhi e a sua história? Provavelmente toda a gente, mas é sempre bom recordar alguém que faz parte da nossa história. Principalmente da história pacifica, que tem tantas guerras e violência. Gandhi preferiu a paz e ainda hoje é recordado.

Foi um dos defensores e fundadores do moderno estado indiano. E um dos idealizadores do Satyagraha, que é o principio da não agressão e não violência durante uma revolução.

Nasceu a 2 de Outubro de 1869 e liderou mais de 250milhões de Hindus. Tirou Direito em Londres apesar de na altura ter sido imposto uma lei natural na India que não se devia ir estudar para Inglaterra.

A sua primeira luta foi em 1906. Quando o governo de Transvaal quis registar a população hindu inteira. Muitos deles desobedeceram a esta regra. Foi a chamada desobediência civil. Um ano após a implementação da prática desta lei pelo governo de Transvaal, Gandhi e outros civis foram presos.

A sua punição foi nada mais nada menos do que a Leitura. Durante mais de seis anos passou a vida a ler. Foi aí que tomou contacto com Leon Tolstoi. Foi por influência de Tolstoi que Gandhi descobriu a desobediência civil.

Anos mais tarde, após o seu regresso á India em 1917 , Gandhi foi um dos "mentes" da consciencialização da sociedade indiana. Foi ele que assumiu o protagonismo na luta pacifica da sociedade hindu e muçulmana pela independência da India.

Apesar de várias vezes ter sido detido, Gandhi era o unico que controlava e acalmava as massas.

Gandhi era o responsavel pela organização de massas. Mas a sua filosofia era a desobediência civil. Mas pela não violência e pacifismo. Os 5 pontos do seu programa eram: igualdade, nao uso de alcool ou droga, união hindu-muçulmano, amizade, igualdade para as mulheres.

A marcha pacifista mais conhecida, organizada por Gandhi foi a "Marcha do Sal" em 1930. Queria que as pessoas britânicas se tornassem não violentas. A marcha durou 24 dias em direcção ao mar. Nela participaram 60.000 pessoas.

A 30 de Janeiro de 1948, Gandhi é assassinado

3 comentários:

Chica disse...

Esse é um belo olhar que devemos ter.Olhar Gandhi e sua vida faz bem.abraços,chica

expressodalinha disse...

O filme sobre a vida dele é fantástico. Um ser fora deste planeta.

Francisco Castelo Branco disse...

Tenho uma biografia sobre ele.

Ainda está por ler. Estou com muita vontade de o fazer.

Share Button