Etiquetas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Quererão eles a Republica? IV

Estranhamente, e digo estranhamente porque pensava que os ingleses veneravam a Rainha e a Monarquia; os britânicos acham que a Rainha de Inglaterra é apenas "uma pessoa".
Que a Monarquia está gasta e ninguém quer saber da familia real para nada.

Aqui em Inglaterra a Rainha tem meros poderes de ficção. Tem menos possibilidades e direitos que o nosso Presidente da Republica. Ela apenas assina os decretos enviados pelo Governo. E este quase que "obriga" a Rainha a assiná-los.....

Curioso não?

Poderes de dissolver o Parlamento? Nada. Como se sabe, o nosso PR pode dissolver o Parlamento quando quiser salvo os limites constitucionais. Aqui nem isso. Não pode dissolver o Parlamento nem o governo.

Então para que serve a Rainha? Perguntei eu......

A Rainha é só uma pessoa. Uma figura decorativa. A Monarquia é apenas uma fachada. Não tem poderes, não interfere na vida politica. Mas..... os contribuintes ajudam-na a manter o majestoso Palácio de Buckingham! Ao menos o Cavaco lá vai dando algumas opiniões sobre o Estado da Nação.....

A Rainha nem isso. Apenas aparece ao lado de Obama e a dar um apalpão á sua mulher.

Curioso foi ficar a saber que depois da morte de Diana, o desinteresse pela Monarquia foi ainda maior. De facto Lady Di era a princesa do povo.

Com a monarquia a ser indiferente aos Ingleses, quererão eles a Republica? Nem pensar. Um Presidente em Inglaterra seria contrário aos valores tradicionais da velha Inglaterra. É como guiar pela esquerda ou não aderir ao Euro.

Aqui a Monarquia vai perdendo apoio mas não há ninguém que vote na Republica.....

3 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Acham que os Ingleses ainda estão muito ligados aos valores e principios monárquicos?

Daí as suas posições em relação á Europa e a sua rigidez?

Larissa Bona disse...

Eu sou brasileira, só entendo de República, então, a minha maior curiosidade, quando eu morei na Inlgaterra, foi tentar entender como os ingleses mantém a monarquia mesmo sem a Rainha ter função alguma.

Perguntei aos meus professores, aos meus amigos ingleses, aos meus host family e notei que a relação deles com a monarquia é de deboche, mas ao mesmo tempo não conseguem viver sem.

Eles até admitem que a Betinha (forma carinhosa com a qual costumo referir-me à Rainha da Inglaterra) é inútil, mas ao mesmo tempo a visualizam como um símbolo da sua identidade como nação.

Também há questão da personalidade, a Rainha Elizabeth II é muito reservada. Acredito que só teremos uma reviravolta no pensamento inglês quanto a monarquia quando o príncipe Charles assumir o trono, porque ele tem muito mais posicionamento político do que ela, inclusive, expressa suas opiniões políticas publicamente.

Vai ser com ele que a monarquia será mais popular ou vai degringolar de vez!

Francisco Castelo Branco disse...

Larissa

concordo.

É o mesmo que sinto aqui. Os ingleses vêem a Monarquia como um simbolo. E a questão da privacidade da Rainha tem muito a ver com o facto das pessoas nao quererem saber da Monarquia.

E mais, noto que há um sentimento de revolta (aqui as pessoas revoltam-se e protestam...) quanto ao facto dos contribuintes terem que pagar impostos á Rainha.

NUma Republica ainda o nosso dinheirinho vai para o Estado.
Agora para Rainha comprar cavalos?
Penso que não é boa ideia....

É engraçada que a imagem que uma pessoa tem de Inglaterra e dos Ingleses é que a Monarquia é respeitada e admirada. Mas não.
Surpreendido fico quando noto o desprezo que os britanicos têm em relação á familia Real.

Share Button