quarta-feira, 22 de abril de 2009

Portugal na Europa X

Em vésperas de eleições europeias convém situar a posição e o papel de Portugal na União Europeia.
Como tudo na vida, os pequenos sofrem mais. E na UE não é excepção. Portugal apesar de possuir um representante na liderança da Comissão Europeia, o lugar de Portugal na Europa e na UE continuará a ser de segundo plano.
Isto porque é dificil sermos representados e de nos fazer ouvir dentro das Instituições comunitárias. No Parlamento Europeu a divisão faz-se por partidos e não por países. No Conselho Europeu manda a Alemanha e a França. Sempre mandaram e irão continuar a mandar. Porque são países bem maiores que o nosso, os seus lideres são mais influentes e com mais visão. Sarkozy ou mesmo Berlusconi são mais importantes do que Socrates ou qualquer outro que venha aí. E na Comissão temos um Presidente que é português, mas ele tem de actuar como Presidente de todos os europeus e não de Portugal... Até porque já teve essa oportunidade e não quis......
O lugar de Portugal na Europa acaba por ser inglório. Somos um país onde parece que a Europa está longe, tal é a distância que temos de percorrer se quisermos ir para o centro da Europa. A nossa posição geográfica a isso nos obriga. E apesar de, se passarmos o Atlantico irmos dar a Nova Iorque, não é com Portugal que a América quer falar. É com a Inglaterra, França e Espanha. Isso notou-se na Cimeira das Lajes aquando da Guerra do Iraque.
Daí que as eleições europeias de 7 de Junho sejam importantes porque os partidos têm de explicar qual é o nosso papel na Europa, o que pretendem e como defenderão Portugal. Ou será os seus valores?

A mim parece que países como a Polónia e a Republica Checa irão ultrapassar Portugal na questão da importância para Europa. Porque dá a sensação que o nosso país vai a reboque das decisões dos grandes "franceses" e "alemães" e que não defende a sua posição convictamente e acertadamente.

Portugal tem que se afirmar no espaço europeu. A nivel politico, social, geográfico e económico.

Nota: Esta é a ultima rubrica União Europeia antes das eleições. Após as ditas haverá mais!. Mas como dia 7 de Junho temos Eleições europeias para o PE, iremos tratar as questões europeias noutra rubrica. Que terá inicio já dia 7 de Maio, portanto um mês antes da votação.....

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Qual será o futuro de Portugal na Europa?

Share Button