segunda-feira, 27 de abril de 2009

Casos de Sucesso britânicos V

No meio da crise, em terras de Sua Majestade existem casos de sucesso. Vou falar-vos de dois. Um comercial e o outro televisivo.....

O comercial é a cadeia de Supermercados Tesco. Ainda não existe em Portugal mas acredito que não demorará muito a chegar ás nossas terras. Muito por culpa da sua disponibilidade em estar 24h abertos. Imaginem as pessoas que vão sair á noite, sobretudo os mais jovens, e lhes apetece uma coca-cola? Ou mesmo uma cerveja? E uma sanduiche para matar a fome? Pois é, o facto de estar 24 h aberto é uma vantagem. Porque não temos de estar preocupados com horários. "Vamos daqui a bocado ao Tesco buscar qualquer coisa....". Mas não só. Esta cadeia tem serviços para banqueiros, electrodomésticos, lojas de desporto, enfim uma verdadeira empresa personalizada e standardizada.

E porque razão falo eu do Tesco? Não só pelo seu conceito 24h aberto e variedade de serviços mas porque em ano de crise, esta empresa conseguiu uma facturação de 1 Bilião de Libras. Notavel e fantástico. Isto porque, as pessoas deixaram de ir ao restaurante e passaram a comer em casa. São os efeitos da crise. Também optaram por comer no lar em vez de sair fora?. É um bom exemplo de como gerir uma empresa, de oferecer multiplos serviços. É bem possivel que muitas empresas em Portugal tenham de apostar em vários mercados. Para sobreviver......

Outro caso de sucesso em Inglaterra é televisivo. Não é um reality Show, que por cá são uma constante. O mesmo que em Portugal se refere ás telenovelas. Mas sobre os reality Show falarei noutra altura.

O caso televisivo de sucesso em Inglaterra é o Doctor Who. Há quase 40 anos que existe (com paragens pelo meio...); é um fenómeno na Ilha. É sobre um agente especial que tem de lidar com extraterrestres. Os seus inimigos são sempre aliens. Tem sempre uma bela acompanhante e a história gira sempre em torno do mesmo. E quando muda o actor, a forma de o fazer é sempre a mesma. E mais, aqui há sondagens (tipo as do blogue....), para as pessoas tentarem adivinhar quem será o próximo Doctor Who. A Musica também é a mesma há séculos. Mas é um fenómeno aqui em Inglaterra. O actor que faz de Doctor Who está constantemente nas páginas dos tabloides ( tipo CR7....), a especulações em torno da vida pessoal do actor está sempre são sempre grandes. E como tudo na vida muda, o ex-Doctor Who passa a história. Não interessa "quem é" o actor por detrás do Doctor Who, mas apenas "o" Doctor Who. Outro dia, quando fui á HMV (cadeia de musica,Dvd´s e filmes); havia uma prateleira com Dvd´s das séries do Doctor Who. Mas ás centenas!!! E com episódios de 1963...... E como os britânicos são TV´s viciados (tomara com o tempo que se faz cá...), este Doctor é um caso impar de sucesso em Terras de Sua Majestade.

Tesco e Doctor Who , dois casos, bastante diferentes diga-se; de sucesso impar em tempos de crise financeira, social, psicológica,politica e que mais for possivel.

Afinal há quem sorria durante a crise

3 comentários:

expressodalinha disse...

Fiquei a saber. Tesco para ti também!

Chica disse...

Legal! Bom lembrar do TESCO que eu conheci por aí! uma linda semana com muita coisa legal!abraço,chica

Francisco Castelo Branco disse...

Casos de sucesso em Portugal e no Brasil?

Share Button