sábado, 14 de março de 2009

A Bandeira de Espanha

"LA ROJIGUALDA"
A origem da bandeira espanhola remonta ao reinado de Carlos III (1759-1788), altura em que coexistiam em Espanha três bandeiras distintas com o branco como cor dominante. Tal como Espanha, nesta época, a maioria dos países usava bandeiras brancas o que causava problemas de identificação no mar, especialmente na identificação da proveniência dos navios de guerra. Assim, após algumas confusões desastrosas entre tripulações, Carlos III deu ordem para que fosse desenhada uma nova bandeira, abolindo o branco da sua composição.
.
A bandeira de España foi, tal como a conhecemos hoje em dia, adoptada a 5 de Outubro de 1981, altura em que o escudo da ditadura do regime de Francisco Franco foi substituído pelo brasão actual, composto, em quartos, pelos brasões de Castela (torre de três torreões a dourado, aclarada a azul com contorno negro), Leão (leão de coroa dourada, magenta, em fundo prata), Aragão (fundo dourado com quatro listas vermelhas), Navarra (fundo vermelho cruzado por correntes interligadas a dourado), Granada (romã com duas folhas em fundo preto) e, por último, ao centro, o Brasão da Dinastia reinante (actualmente composto por três flores de Lis). Acompanham o brasão duas colunas que simbolizam Gibraltar e Ceuta. No topo está colocada a coroa de Aragão, fechada.
.
O formato bicolor, dividido em três listas horizontais no esquema “encarnado, amarelo, encarnado”, foi mantido após as reformulações de 1981, sendo que a lista amarela tem o dobro da largura das listas encarnadas, encaixando-se o brasão do lado esquerdo da lista maior.
.
As cores da bandeira espanhola podem ser entendidas num paralelismo com as corridas de toiros pois o encarnado significa força, virilidade, masculinidade e dinamismo, sendo a cor do sangue, transbordante de vida e de agitação. O amarelo, por sua vez, transmite a alegria e a vitória, a cor da areia do centro das praças.
.
O uso da bandeira espanhola está regulamentada pela lei n.º 39/1981, de 28 de Outubro de 1981.

4 comentários:

expressodalinha disse...

Não sabia.

Portaria ILEGAL disse...

Está mal disposto?
Vá aqui: http://portaria-59.blogspot.com/2009/03/o-melhor-pais-do-mundo.html
cumprimentos e bom fim de semana.

Francisco Castelo Branco disse...

Lá estão as touradas metidas nisto tb lol

Ainda bem, porque as touradas são a FUERZA de Espana...

juju disse...

Adorei o que vc escreveu !

Era o que eu precisava para a minha pesquisa !

Parabéns !

Entre no meu blog:
www.materiasjornalisticas.blogspot.com

Share Button