Etiquetas

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O Rei Leão

Hugo Chavez é um caso impar na liderança politica mundial.
Tanto pode ser chamado de "ditador" como de "amigo ditador". Portugal e os Gato Fedorento que o digam...

Esta semana , no referendo que admitia um numero de mandatos ilimitados para a Presidencia da Republica, Chavez venceu. Mas teve de ser à segunda. Já o ano passado, Hugo Chavez tinha realizado o mesmo referendo. Com o mesmo intuito. Só que em Novembro de 2007 perdera. Agora não. Ganhou. E o mundo ganhou mais um dinossauro politico.

Principal fornecedor de petróleo dos EUA, principal opositor da democracia americana, aliado politico de Portugal, Chavez tem o poder todo na sua mão. E este resultado no referendo veio lhe dar mais poder. Politico e económico. Pois assim poderá ilimitadamente "controlar" também o petróleo.

Mas este resultado veio levantar outro problema. O crescente numero de republicas ditatoriais em que se está a tornar a América Latina. E este acontecimento na Venezuela poderá abrir precedentes.

O que representa isso para os EUA? para o Mundo? e para Portugal?

7 comentários:

Daniel Silva disse...

É verdade que a America latina se está a tornar um BLOCO ditatorial... mas a União Europeia e os Estados Unidos e o japão ainda chegam para eles ;)

Francisco Castelo Branco disse...

Sim, mas são ditaduras á moda cubana. E de fascismo puro!

Mais, Hugo Chavez é um verdadeiro perigo ou é pode andar a solta porque nao faz mal a ninguem?

Ferreira-Pinto disse...

Chavez, por enquanto, não faz mal a niguém e pode vir a enfrentar sérias dificuldades se o preço do petróleo continuar em baixa pois é desse recurso que tira o grosso da fatia dos seus rendimentos para as políticas de benesses que prossegue.

Quanto ao clima de deriva ditatorial da América Latina, digamos ou ponhamos as coisas assim: na maior parte dos casos, a uma ditadura de Direita, sucede-se uma de Esquerda!

Francisco Castelo Branco disse...

Bom ponto de vista Quin

Amilton - www.interamil.net disse...

Chavez é um ditador nato. Reclamava do Bush, mas politicamente era igualzinho. Veja a fraude em Ohio qundo Bush foi reeleito. Com Chaves é a mesma coisa. Ele não joga pra perder. O petróleo é que dá poder a ele.
Abraços,
Amilton.
Rio de Janeiro-Brasil.

Anthus da Geb disse...

Sim! O Agora temos um Monarca Republicano nas Américas!
E o que o povo vai fazer? Cantar Hakuna Matata???

Francisco Castelo Branco disse...

Anthus da Geb

foi o povo que escolheu este caminho.
Quando o povo nao se revolta é porque nao quer.
Nao percebo a atitude do povo venezuelano

Share Button