Etiquetas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Personagens Centenárias

Manuel de Oliveira e José Saramago são duas personagens da arte portuguesa. Do cinema e da literatura respectivamente. O cineasta acabou de festejar 100 anos e o escritor tem 84, mas já com o seu novo livro nas estantes.
Oliveira e Saramago fazem parte da história deste país. Ao nivel de Eusébio e Amália merecem um lugar de destaque. Mais polémico Saramago do que Oliveira ambos continuam a "trabalhar". Saramago lançou recentemente mais uma Viagem, a do Elefante...
Manuel Oliveira apesar dos seus 100 anos tem previso mais dois filmes.Estes dois exemplos comprovam que a idade não pode ser desculpa para não se viver. Que não há tempos concretos para se fazer aquilo que mais gostamos. E que aproveitar a vida é o melhor que se pode fazer.
Tanto Oliveira como Saramago apresentam qualidade nos seus trabalhos, goste-se ou não do estilo. Não se deixaram amolecer devido á sua idade.
São duas personagens de melhor que Portugal tem. Devemos agradecer e preservar....
E se for possivel tornar-los como exemplos a seguir....

10 comentários:

expressodalinha disse...

Estás a esquecer o Cristiano Ronaldo...
Não esqueças é a Tertúlia Virtual dia 15. Tema: Brasil. Tu e todos os leitores que se quiserem inscrever.

Pedro disse...

O Saramago escreveu um livro de jeito, o ano da morte de Ricardo Reis. Depois teve a sorte deste país ser governado por analfabetos, iletrados e imbecis que se lembraram de "censurar" o lixo do Evangelho. A atribuição do Nobel, para além de toda a sua irrelevância, só veio confirmar que o Saramago é um escritor pouco mais que medíocre. O Manoel é de outro campeonato.

Pedro disse...

Mesmo assim podia ter sido um livro muito maior, um marco na literatura, não fosse aquela estética chata e feia, a que alguns génios iluminados chamam de difícil.

Francisco Castelo Branco disse...

Sim expresso mas o Cristiano nao vai durar até aos 100 (desportivamente falando....)

E acho q ele representa tudo o que de mal há na Sociedade~~

Acho q o jogador é um pouco e vai perder-se rapidamente. Então se for para o Real.....

Acho que Luis Figo é um exemplo bem melhor.
Falando nacionalmente..

Porque o Sr. José Antonio Reyes é o melhor do mundo

Nocturna disse...

Boa malha essa de lembrar dois homens de provecta idade , que cada uma à sua maneira têm levado o nome de Portugal, por esse mundo fora, com honra e pelo seu talento. Goste-se ou não da obra destes dois MESTRES, é inegável que são bons exemplos que deviam ser apreciados e acarinhados.
Apenas uma ligeira correcção : Saramago fez 86 anos e não 84 . Na minha idade ou na tua, provavelmente , 2 anos não faz diferença, na deles, faz.
Concordo contigo quando dizes que o Luis Figo pelo sua qualidade e pela sua postura , é um melhor exemplo que serial bons os nossos jovens seguissem de perto.

Francisco Castelo Branco disse...

Oi nocturna

bem vinda

Obrigado pela correção....
Claro q faz, quanto mais velho, mais diferença faz

expressodalinha disse...

Estou quase a fazer a diferença...

Rafeiro Perfumado disse...

Pois, exactamente duas pessoas que respeito mas cujo estilo não me agrada. Revejo-me mais nos portugueses passados que nos presentes, mas o que eu quero mesmo é ter esperança nos futuros. Abraço!

Pedro Fitch disse...

E quem são, os da nova geração, que podemos tomar como exemplos a seguir? (sem ser da área do desporto) Alguém lhes dá o devido destaque?

Francisco Castelo Branco disse...

Destaque dão....

Há por aí muitos realizadores e escritores da nova vaga.
O José Rodrigues dos Santos é um deles.
Se calhar daqui a uns anos estamos a falar dele como um grande personagem.
Mas quanto a Saramago é mais pelo Prémio NObel. Pessoalmente nao gosto dos livros dele.

São dois "sobreviventes"; da cultura portuguesa, duas pessoas de uma certa idade, e quem em vez de ficarem em casa continuam a dar "cultura" ás pessoas
daí o destaque....

Share Button