segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mês do Natal

Dezembro é o mês do Natal
Incontornavel, a publicidade gira toda á volta desta época. Não há marca que não "utilize" o Natal e o seu Pai, para atrair milhares de clientes e facturar um pouco. O significado desta quadra já ultrapassou há muito aquilo que ela realmente representa. Muitas vezes ouvimos a expressão "Em especial nesta época.....". Nota-se muito que a figura lendária do Pai Natal é utilizada como que fosse um salvador e nos trouxesse tudo aquilo que pedimos....A figura dos presentes e do "compre porque está mais barato"; tornou-se numa imagem de marca desta sociedade cada vez mais consumista. A crise durante esta época vai ser esquecida.
para uns...

Mas o Natal ainda tem aquele significado especial. De união, de convivio, de estar com aqueles de quem mais gostamos. De nos lembrar daqueles que mais precisam, de dar um pouco de nós áqueles que sofrem mais. No Natal as familias reunem-se ao fim de um ano, que para muitos é de separação e de saudade. O espirito natalício é o mais importante e a reunião é um dos objectivos e uma das coisas do que o Natal tem de melhor

para outros....

O que é para vocês o Natal?Que importância dão a esta quadra?

9 comentários:

expressodalinha disse...

Uma enorme canseira, com significado muito pequeno. Não representa nada. Jesus não nasceu nesta data. A família não fica mais unida através da troca apoplética de presentes que raras vezes servem para alguma coisa. O Natal é um período carregado de equívocos, o maior dos quais é a solidariedade. Ela não se pode esgotar nesta quadra e, no entanto, o Natal contribui para essa ilusão, satisfazendo consciências pouco exigentes. Podemos perfeitamente dispensar o Natal e entrar logo nos saldos!

Majo disse...

Para mim representa o nascimento de Alguém que, apesar do muito tempo passado depois de ter andado ao cima desta terra, ainda agita muitas mentes, muitos corações. O meu, pelo menos.

E é certo que Jesus não nasceu neste dia. Se os pastores que viram o anjo que anunciou o nascimento de Jesus estavam a guardar as ovelhas de noite, não podia ser no Inverno pois gelariam devido às baixas temperaturas. Jesus nasceu entre Maio e Outubro, altura em que os rebanhos eram postos a pastar de noite, pois de dia o calor era sufocante.

Um Feliz Natal a todos.

Bjinho natalício

Pedro disse...

Ham? Queira repetir? A única coisa que é indiscutível sobre o nascimento do Cristo é que nasceu aproximadamente no ano 4 antes da era comum. O resto é conversa pateta. O"Significado" do Natal... é muita metafísica e história religiosa para mim. Os Cristólogos Jumbo mais que façam o favor de explicar.

portallisboa disse...

O portallisboa (www.portallisboa.net) anuncia que estão abertas as inscrições para a participação na obra “Entre o Sono e o Sonho “, Antologia de Poetas Contemporâneos, a ser editada pela Chiado Editora Consulte o regulamento em: http://www.portallisboa.net/modules.php?name=sonosonho

Francisco Castelo Branco disse...

Mas o Natal não é isso.

É muito mais do que o nascimento de Cristo.
Por alguma razão existe o presépio.É porque nasceu de algum lado.

Francisco Castelo Branco disse...

Caro Expressodalinha

a familia pode não ficar mais unida.
Mas já viste o bom espirito que anda no ar durante esta quadra?
Por alguma razão é.

É porque o nascimento de cristo, aliado ao fim do ano, fazem com que no final de um ano haja mais paz, solidariedade, união, esqueçamos as guerras.
O Natal para mim significa isto tudo.
Não é á toa que se fazem mais campanhas de solidariedade durante esta quadra.
Concordo que deveriamos lembrar daqueles que mais precisam durante o ano todo e não só nesta, "porque fica bem...."; como se vê em alguns casos.

Tenho para mim esta recordação do Natal é aquilo que sinto.
Não sei porque, mas nesta altura do ano sinto-me sempre mais feliz e bem disposto.

Mas tb quando penso naqueles que não têm possibilidades de estar com os "seus" ou de ter um unico presente, fico nostálgico.

Acho que esta é a magia do natal....
por isso é que ele é tão especial

António Rosa disse...

Olá Francisco

Ainda bem que para si o Natal tem um significado especial. É necessário sermos felizes e em paz, nem que seja um a vez por ano.

Já não vibro com o Natal, mas a jantarada tardia ainda é saborosa.

expressodalinha disse...

Francisco: o meu cepticismo é também devido a ser mais velho,já não ter a mesma família que já tive e por ter perdido muitas ilusões, entretanto.

Francisco Castelo Branco disse...

mas o Natal é tb uma época d ilusões.
E nao faz tê-las....

Por haver o tal espirito de harmonia e união, cria-se mais ilusoes....

Share Button