quinta-feira, 11 de Setembro de 2008

O papel do legislador

Passado praticamente um ano desde a entrada em vigor das alterações introduzidas aos Códigos Penal e de Processo Penal, assistimos a uma escalada de crimes violentos como nunca antes se viu no nosso país. Decerto as intenções do governo seriam as melhores, porém nunca se deverá deixar de ter em conta que para bem governar não basta ser bem-intencionado. É preciso essencialmente ter visão estratégica e de futuro. Ao falar-se em visão estratégica, facilmente associamos esta qualidade a áreas ligadas à economia, às finanças ou às obras públicas. A verdade é que no direito é também necessário ver adiante do tempo senão, sucede o que hoje se assiste. As leis mudam ao sabor das notícias que passam nos jornais. Tempos houve em que se publicavam leis e códigos e estes vigoravam inalterados durante anos. Não quer isto dizer que a qualidade da sociedade era melhor ou pior então. Quer isto dizer que a qualidade das leis e de quem as redigia era sem dúvida superior. Faziam então sentido as regras de interpretação do art.º 9º do Código Civil que nos ensina como fazer uma interpretação actualista da lei, o que deixa de fazer sentido se a lei é constantemente actualizada. Mas voltando ao tema inicial, o que pretendo essencialmente sublinhar é a necessidade de antes de ser proceder a qualquer alteração à legislação que deve por termo à onda de violência e insegurança que assola o nosso país, é fundamental olhar além da conjuntura actual e não criar um regime de estado de sítio que pode potenciar problemas bem mais graves do que aqueles que sofremos. Quer seja pela alteração ao código de processo penal, quer seja na alteração à lei das armas ou outro(s) diploma(s) legais, o legislador terá que ter em conta não só o presente, mas essencialmente o passado (para não se cometerem erros antigos) e o futuro, para que as soluções agora encontradas sejam duradoiras.

12 comentários:

expressodalinha disse...

Inteiramente de acordo, com duas notas:
1-Não creio que se esteja a assistir a uma vaga sem precedentes de criminalidade. Penso que aumentou, mas as tv e pasquins querem é sangue e enfatizam em excesso. A contenção não lhes faria mal, até porque a publicitação, além de alarmista, só dá novas ideias;
2-Para além da problemática das leis, há uma inoperacionalidade das polícias e dos meios que lhe estão afectos que nos remete para uma realidade confrangedora. Mesmo que as leis e os tribunais funcionassem, não há meios poloiciais para as fazer cumprir. E pior do que uma má lei, é uma boa lei sem exequibilidade.

Teresa Coutinho disse...

Já não se fazem políticos como antigamente!

expressodalinha disse...

O que é antigamente? D. Dinis? Se fôr, estou de acordo. O melhor estadista de Portugal.

Francisco Castelo Branco disse...

E deveria haver leis para o noticias qeu ponham em causa a segurança das pessoas.

Esta vaga não é nova. Sempre houve e apenas é mais noticiada.
Como ainda nao entrámos no ano politico, todos os dias arranjam-se crimes.
Esperem mais dois meses

Quanto a tua questão da mudança de leis ao sabor das noticias, acho que também o legislador se adaptou aos novos tempos.
Nao só o codigo Penal e processo penal mudam com frequencia mas igualmente o código do trabalho.
São exemplos...
É preciso que o Direito acompanhe a sociedade e a sua evoluçao.
Mal do "Antigo Direito" em que as leis vigoravam muito tempo....
Nao fazia sentido nenhum.....

Boa entrada Marco, gostei e finalmente temos alguém que "Olhe Direito"..... de maneira tão frontal e inteligente.

Este texto faz-me lembrar os exames de Comercial, é preciso ler muito bem as entrelinhas. Parabens!

expressodalinha disse...

Boa entrada Marco. Abraço.

Marco Daniel Raposo disse...

Posso concordar com a afirmação de que sempre houve crimes. É um facto. Porém não creio que alguma vez se assistiu a uma escalada ao notória na criminalidade violenta. É provavelmente o produto da crise que se vive, aliada a outros factores que propiciam o que se assiste, não sei. Talvez fosse interessante uma análise sociológica da questão para melhor compreender o fenómeno. Não creio que seja um mero produto dos media.

Concordo com o expressodalinha quando diz que faltam meios às forças policiais. É fulcral dotar a autoridade pública com meios técnicos, logísticos e principalmente humanos.

No que diz respeito à evolução do direito, concordo contigo Francisco, quando apontas a necessidade do direito evoluir com a sociedade. O direito é o produto da sociedade sobre a qual verte os seus comandos. Contudo, isso não significa que se tenha que mudar as leis cada vez que a coisa corre mal. Uma boa lei não tem que ser intemporal. Tem que ser bem redigida e pensada o suficiente para que possa vigorar durante muito tempo. Tem que ser habilmente construída de forma a que se possa ser actualizada, não por uma derrogação/alteração, mas sim por uma interpretação actualista. Eu entendo que a constante mudança das leis é o principal obstáculo à maior aproximação dos cidadãos com a justiça. E nós Francisco, enquanto juristas muitas vezes nos deparamos com dificuldades para perceber se um determinado diploma se encontra em vigor ou não, se na totalidade ou só em parte (dou-te como exemplo, como bem referiste, o direito comercial).

Manuela Araújo disse...

As realidades politicas, sociais, económicas, culturais etc. mudam a cada dia que passa e ainda bem que assim é, mas estamos a conseguir acompanhar?... é necessária uma elasticidade uma ginástica acrobática que me parece faltar aos nossos legisladores aos nossos políticos...e a todos nós... sem força, agilidade, equilíbrio.

Excelente tema Marco!

Francisco Castelo Branco disse...

Marco concordo plenamente....

Mas o problema é que certas vezes, nao sabemos com aquilo cmo que nos deparamos.
Neste caso, da onda de violência.

Apesar de ser mediatizada, acho que era dificil de prever estas situações. Nomeadamente o Carjacking. Por isso é que o legislador demorou tempo a actuar e a prever.

O que falta são pessoas competentes a legislar, e pouca opinião de quem sabe é tida em conta.

Porque o que se passa nos dias que correm é que já não sabemos o que vai acontecer.

Mais um exemplo de falta de agilidade na lei: Os crimes informáticos, a violação da privacidade neste tipo de crimes.
O anda o Direito nestes casos?

Manuela Araújo disse...

Pois é Francisco o " olho por olho... dente por dente" já passou faz muito, no tempo da Mª Caxucha as leis mantinham-se por anos... séculos, a realidade agora é outra... faz parte da evolução, e como especializar um advogado por melhor que seja em expert informático...?

Francisco Castelo Branco disse...

Ja existem diplomas legais que punem alguns crimes informáticos

Mas ha um enorme problema que se chama Anonimato...

Cleopatra disse...

Mas que urge mudar urge! Ai não tenha dúvidas Ou acordamos ou não tarda não saimos à rua.

Francisco Castelo Branco disse...

Já o fazemos constantemente e nao é por isso que muda

e quem vai sair?

juizes? advogadoS?

Share Button

Rubricas do blogue

olhar a semana (214) Historia Olhar Direito (126) Larissa Bona (119) Mundial 2014 (85) História de Portugal (84) A Caminho do Maracanã (79) Brasil (79) Futebol (68) a Olhar a Imagem (67) A Grande Viagem dos Salmões (65) Mundial 2010 (65) Assembleia de Pinguins (61) PS (60) Desporto (59) USA 2012 Election (58) Eleições Legislativas 2009 (57) Figuras e Factos 2000-2010 (53) História das bandeiras (51) António José Seguro (48) Política (45) crise (45) Politica (44) Governo (42) Pedro Passos Coelho (40) Autárquicas 2013 (38) Mulheres (38) Tema do Dia (38) Rumo ao Mundial 2010 (36) Sondagens (36) Cavaco Silva (34) Benfica (32) Expressodalinha (32) a Olhar de fora........ (32) PSD (31) Por um Portugal Diferente 2011 (30) UNIÃO EUROPEIA (30) Causas e Coisas (28) Ideias Políticas (27) economia (26) 1º concurso de poesia (25) Olhar o Livro (24) Palpites (24) CDS (23) Duelos Intelectuais (23) Eleições Gerais no Brasil 2010 (23) Barack Obama (22) Cine Direito (22) FC Porto (22) Justiça (22) Sporting (22) Troika (22) Uma Perspectiva de Macau (21) paulo portas (21) Estados Unidos da América (20) História dos Mundiais de Futebol (20) Presidenciais 2011 (20) Eleições Europeias 2009 (19) Figuras da Semana (19) História do Brasil (19) PR (18) Olhar o Verão (17) a Olhar o Mundo... (17) Cartaz Cultural (16) José Socrates (15) Rússia (15) Ucrânia (15) 1º Duelo Intelectual Olhar Direito (14) 25 DE ABRIL (14) Orçamento (14) Presidenciais Norte-Americanas 2008 (14) Reino Unido (14) Tribunal Constitucional (14) A favor ou Contra (13) António costa (13) Austeridade (13) Conferências (13) Desafios (13) Eleições europeias 2014 (13) Primárias 2014 (13) View From The USA (13) vitor gaspar (13) Selecção (12) Tertulia Virtual (12) Especial 5º aniversário - Momentos Olhar Direito (11) Figuras do nosso Tempo (11) Manifestação (11) Oposição (11) Participações (11) Rip Curl Pro Search 2010 (11) UK Election´10 (11) antonio costa (11) Argentina (10) Estórias de Piccadilly (10) Fotografias National Geographic (10) Germany (10) Mário Soares (10) RTP (10) Reforma do Estado (10) David Cameron (9) Jorge Jesus (9) Portugal (9) Tábula Rasa in Região de Leiria (9) miguel relvas (9) Época 2013-2014 (9) Entrevista (8) Especial Eleições : Um PSD no Governo? (8) Kiev (8) Olhar a Pintura (8) Siria (8) Violência (8) lei (8) Artigos do I (7) BE (7) Brazil (7) Coldplay em Portugal (7) Esquerda (7) Federações do Brasil (7) Humor (7) Julgamento Político (7) Marcelo Rebelo de Sousa (7) Maria Luís Albuquerque (7) Monumentos e Figuras (7) Parlamento (7) Partidos (7) Paulo Bento (7) Prémios Personalidade do Ano (7) Sociedade (7) 40 anos do 25 de Abril (6) Belgium (6) Colombia (6) Costa Rica (6) Democracia (6) France (6) Merkel (6) Naquele Tempo (6) Netherlands (6) Papa Francisco (6) Ténis (6) sindicatos (6) Crimeia (5) Escrita Criativa (5) Formas de Arte (5) François Hollande (5) Igreja (5) Internacional (5) Luís Filipe Menezes (5) Papa (5) Presidenciais 2016 (5) Privatizações (5) Rui Moreira (5) Rui Rio (5) Saga do FMI em Portugal (5) TC (5) Videos Olhar Direito (5) ciclismo (5) greve geral (5) referendo (5) Algeria (4) Angela Merkel (4) BES (4) Bruno de Carvalho (4) CGTP (4) Catalunha (4) Chile (4) China (4) Direito (4) Duelos Intelectuais II - A indignação social (4) Duelos Intelectuais III - A Europa (4) Eleições (4) Eleições PSD 2008 (4) Escócia (4) Especial "Uma Opiniãozinha" (4) Europa (4) FMI (4) Fernando Seara (4) Greve (4) Irão (4) Itália (4) Jornadas Esquerda Vs Direita (4) Mexico (4) Nigeria (4) PCP (4) Pinto da Costa (4) Primeiro-Ministro (4) Switzerland (4) USA (4) Uruguay (4) Viajar pela Holanda (4) Vladimir Putin (4) défice (4) estado social (4) facebook (4) jornalismo (4) monarquia (4) Época 2014-2015 (4) Administração Publica (3) Alemanha (3) Anedotas (3) Bancos (3) Bosnia (3) Cameroon (3) Chipre (3) Conferências Olhar Direito (3) Congresso PSD (3) Cristiano Ronaldo (3) Croatia (3) Doping (3) Egipto (3) England (3) Equador (3) Especial Benfica vs FC Porto 2012 (3) Eurogrupo (3) Eusébio (3) Eventos (3) FIFA (3) Falar de Abril (3) Fotografias do Meu Bairro (3) Fotos National Geographic (3) França (3) Ghana (3) Gourmet (3) Greece (3) Histórias de encantar (3) Honduras (3) I Debate (3) II Duelos Intelectuais - A Indignação social (3) Impostos (3) Independência (3) Iran (3) Isaltino Morais (3) Israel (3) Italy (3) Ivory Coast (3) João Almeida (3) Lance Armstrong (3) Let´s Talk about Turkey (3) Liberdade (3) Lisboa (3) Luís Filipe Vieira (3) Macau (3) Nelson Mandela (3) Obamacare (3) Olhares de Abril 2009 (3) Olhares de Londres (3) Presidente da Republica (3) Prémios Acontecimento do ano (3) Real Madrid (3) Regresso (3) República (3) Silvio Berlusconi (3) South Korea (3) Spain (3) Tecnoforma (3) Tribunais (3) a caminho do Maracanâ (3) coligação (3) comunicação social (3) debate (3) educação (3) redes sociais (3) viajar por França (Paris) (3) 1ªConferência Olhar Direito (2) 2º aniversário (2) Animais (2) António Capucho (2) António Guterres (2) Arbitragem (2) Arménio Carlos. (2) Assunção Esteves (2) Austrália (2) Autarquias (2) Bancada Direita (2) Barómetro Político Olhar Direito; Barómetro Político OLHAR DIREITO - A FIGURA DE ESTADO (2) Barómetro Político Olhar Direito; Barómetro Político OLHAR DIREITO - A actuação do governo (2) Barómetro Político Olhar Direito; Barómetro Político OLHAR DIREITO - Qual o melhor lider partidário (2) Benfica campeão (2) Blogesfera (2) Bloggincana (2) Boavista (2) Bruma (2) CPLP (2) CRP (2) Conselho de Estado (2) Espanha (2) Estado da União (2) Federalismo (2) Francisco I (2) Governo dos Segredos (2) Grécia (2) Guiné-Equatorial (2) Hassan Rouhani (2) IRS (2) Iraque (2) Japan (2) John Kerry (2) José Sócrates (2) Leonardo Jardim (2) Liga (2) Liga Europa (2) Madrid (2) Manuel Valls (2) Mercados (2) Michelle Brito (2) Ministra da Justiça (2) Mitt Romney (2) Natal (2) Novo Papa (2) Olhar o Mote (2) Olhares de Portugal (2) Palestina (2) Paulo Fonseca (2) Pensar o País (2) Personalidade do Ano 2009 - Olhar Direito; Prémios Personalidade do Ano (2) Personalidade do ano 2011 (2) Pires de Lima (2) Ponte (2) Portugal Open (2) Previsões (2) Primários 2014 (2) Remodelação (2) Robert Gates (2) Rui Costa (2) Rui Tavares (2) Russia (2) Ryder Cup 2010 (2) TAP (2) TERTULIA OLHAR DIREITO (2) Televisão (2) Valentim Loureiro (2) Valores (2) Visita de Estado (2) Vitor Pereira (2) Volta a França (2) cidadania (2) constituição (2) cortes (2) desemprego (2) fotografias Debora Santa Lucia (2) jean claude juncker (2) jornalistas (2) luta (2) mentira (2) militares (2) personalidade do ano 2010 (2) personalidade do ano 2012 (2) publicidade/parcerias (2) socialismo (2) ética (2) .. (1) 10 de Junho (1) 1ª TERTULIA OLHAR DIREITO (1) 1º de Abril (1) 2013 (1) 2014 (1) 5 de Novembro (1) 5º aniversário (1) ADLEI (1) ASEAN (1) Acontecimento do Ano 2012 (1) Acontecimento do ano 2011 (1) Advogados (1) Ajuda financeira (1) Al-Sisi (1) Alberto João Jardim (1) Alcool (1) Alex Ferguson (1) Amnistia Internacional (1) Ana Gomes (1) Andy Murray (1) Aniversário (1) Ano Novo Lunar (1) António Borges (1) António Marinho Pinto (1) Apartamento (1) Aprovação (1) Arte no feminino (1) Artur Mas (1) Assembleia da República (1) Atlético Madrid (1) Australia (1) Automobilismo (1) Autonomia (1) Autoridade (1) Avaliação (1) Barómetro Político OLHAR DIREITO (1) Bashar Al-Assad (1) Berlusconi (1) Big Brother (1) Bloco central (1) Boas Festas (1) CNE (1) Cairo (1) Caixa Geral de Depósitos (1) Campo Pequeno (1) Canadá (1) Carlo Ancelotti (1) Carlos Carreiras (1) Carlos Moedas (1) Catolicismo (1) Chicago Tribune (1) Clássicos das Autárquicas (1) Coelho (1) Conflitos sudeste asiático (1) Congresso (1) Conservadores (1) Conspiração (1) Coreia do Norte (1) Coreia do Sul (1) Corrida de Touros (1) Corrupção (1) Costinha (1) Crentes (1) Cromos da Bola (1) Delta do Ria das Pérolas (1) Descoordenação (1) Dia dos Antepassados (1) Diabo (1) Dinamarca (1) Dinheiro (1) Directas (1) Direito brasileiro (1) Diversao (1) Drácula dos Impostos (1) Duarte Marques (1) Durão Barroso (1) EDP (1) EVENTOS OLHAR DIREITO (1) Ed Miliband (1) Eleições Autárquicas 2009 (1) Eleições americanas (1) Encontro (1) Ensino (1) Espaço (1) Especial 3º Aniversáio (1) Especial Centenário da Republica (1) Estádio da Luz (1) Eutanasia (1) Expresso (1) Fama (1) Família (1) Felicidade (1) Fernando Santos (1) Festival Rota das Letras (1) Filipa Saragga (1) Fim do Mundo (1) Fiscalização Sucessiva (1) Fotografias CB (1) Francisco Assis (1) Frases e Pensamentos (1) Fórmula 1 (1) G-8 (1) George W.Bush (1) Girafa (1) Gondomar (1) Greve de jornalistas em Guangdong (1) Guy Fawkes (1) Helena Roseta (1) Hillary Clinton (1) Historias Olhar Direito - Assembleia de Pinguins (1) Histórias dos Mundiais de Futebol (1) Hosni Mubarak (1) Hugo Chavez (1) IVA (1) Ideias (1) Imagem (1) Individualismo (1) Inflacção (1) Instituições democráticas (1) Isabel Jonet (1) Jaime Neves (1) Japão (1) Joaquim Pais Jorge (1) Jogo (1) Jorge Moreira da Silva (1) Joseph Blatter (1) José Mourinho (1) José Rodrigues dos Santos (1) João Cordeiro (1) João Loureiro (1) João Rocha (1) João Sousa (1) Justiça Social (1) Juventude (1) Juventus (1) Labour (1) Lançamentos (1) Lavagem de de dinheiro (1) Lei Básica de Macau (1) Lei do Orçamento (1) Leitura (1) Liberalismo (1) Liga dos Campeões (1) Literatura (1) Lugares de Portugal (1) Macacos (1) Madeira (1) Manchester United (1) Manu Tuilagui (1) Marca (1) Margaret Thacher (1) Marinho e Pinto (1) Miguel Poiares Maduro (1) Miguel Sousa Tavares (1) Ministro da Educação (1) Ministério da Justiça (1) Modernização (1) Mr.Speaker (1) Município (1) Máscara (1) Mónaco (1) NSA (1) Nações Unidas (1) Negócios (1) Nick Clegg (1) Nicolas Maduro (1) Nicolas Sarkozy (1) No papel de Primeiro-Ministro (1) Nobel da Litertura (1) Nobel da Paz (1) Novo cônsul-geral (1) Novos líderes (1) O (1) O "português" mais popular (1) OA (1) Obama (1) Ohar Cinema (1) Olegario Benquerença (1) Olhar Mundo (1) Olhar a palavra (1) Olympiacos (1) Opinião (1) Oscares 2011 (1) Pablo Aimar (1) Pacheco Pereira (1) Paixão (1) Paquistão (1) Para Sair..... (1) Passatempo Levanta-te Portugal (1) Paços de Ferreira (1) Pedro Proença (1) Pedro Santana Lopes (1) Personalidade (1) Personalidade do ano (1) Personalidade do ano 2008 - Olhar Direito (1) Personalidade do ano 2008 - Olhar Direito; Prémios Personalidade do Ano (1) Personalidade do ano 2013 (1) Pesar (1) Platini (1) Poder (1) Politburo (1) Politica; Espanha (1) Polícia (1) Políticos (1) Populismo (1) Porta fechada (1) Pre-Macht of Volvo Ocean Race (1) Presidenciais Norte-americanas 2016 (1) Presidente (1) Previsões gasparianas (1) Primavera Árabe (1) Processo Casa Pia (1) Processo Civil (1) Psiquiatria (1) Publicidade (1) Pépa (1) Quem nos vem salvar? (1) Quem é Quem da Política (1) Questionário de Verão (1) Quiz Olhar Direito (1) Record (1) Regime (1) Religião (1) Reportagem (1) Repórter Olhar Direito (1) Restaurante Porto de Macau (1) Revista Time (1) Ricardo Quaresma (1) Rio de Janeiro (1) Rip Curl Pro Search 2011 (1) Roger Federer (1) Rui Machete (1) SWAPS (1) Schengen (1) Seminários e outras participações (1) Ser Humano (1) Serviço Público (1) Serviço de atendimento ao Cidadão (1) Sevilha (1) Sexo (1) Sistema eleitoral (1) Sofia Galvão (1) Solidariedade Institucional (1) Suiça (1) Surf (1) Século XXI (1) Taça da Liga (1) Taça de Portugal (1) Testes de Sinceridade (1) The Economist (1) Top + (1) Tour de France (1) Tragédia (1) Turquia (1) UGT (1) V Encontro Empresarial de Negócios em Língua Portuguesa (1) Valores e Princípios na Política (1) Variação dívida pública (1) Venezuela (1) Vigilância (1) Viktor Yanukovich (1) Vince Cable (1) Vital Moreira (1) Voto do Leitor (1) Vítor Pereira (1) Wu Bangguo (1) Yasser Arafat (1) a (1) abusos sexuais (1) arma (1) audiências (1) blogoesfera (1) blogue do ano 2012 (1) boatos (1) campanha (1) cartas de amor (1) censura (1) cheias (1) citações (1) citius (1) civismo (1) claques (1) clássico (1) comissão europeia (1) conclave (1) concurso fashionistas do brasil (1) concursos (1) confissão (1) constituiçã (1) corporativismo (1) crime (1) crise política (1) cultura (1) cunhas (1) declarações (1) derby (1) dignidade humana (1) dilema (1) direitos fundamentais (1) discurso de Natal (1) e (1) espe (1) especial 5º Aniversário (1) expectativas (1) feriados (1) fiscalização (1) fraude fiscal (1) freguesia (1) futuro (1) gestão (1) grândola vila morena (1) guerra (1) hierarquia (1) i (1) iluminação (1) in Diário de Leiria (1) in Jornal de Leiria (1) investimento (1) legalidade (1) legitimidade (1) marketing (1) maçonaria (1) meteorito (1) miss olhar direito (1) motivação (1) moção de censura (1) musica (1) nuclear (1) oásis (1) palhaço (1) pancadaria (1) patriotismo (1) pedofilia (1) places of the world (1) policia (1) política popular (1) processos judiciais (1) professores (1) programa cautelar (1) reunião (1) revolta (1) romance (1) saúde (1) subsídio (1) subvenções (1) traição (1) transparência política (1) transportes (1) twitter (1) uais (1) vi (1) violência doméstica (1) Álvaro Santos Pereira (1) Ídolos (1) Índia (1)