segunda-feira, 3 de novembro de 2008

blogosfera fenomenalis VIII

Num recente encontro mundial de bloggers, realizado neste Verão, o tema principal foi a liberdade de expressão nos países autoritários.
Terá o Estado poder e autoridade para controlar a blogosfera? E terá paciencia?
A blogosfera é o unico meio de comunicação livre e independente. Que não tem restrições, o anonimato é uma das possibilidades. E em que uma tentativa de acção judicial é complicada.
Tivemos recentemente em Portugal um caso destes.
Falando no geral, isto é, em países autoritários e democráticos, o Estado não consegue "controlar" a blogosfera. Pelas razões invocadas: Numero gigante de blogues e possibilidade de anonimato.
Querer controlar a blogosfera é querer pressionar os seus autores a limitarem os seus conteudos. Nomeadamente é instalar o pânico.
Mas a blogosfera tem esta caracteristica saudavel de cada um poder dizer o que lhe entender, e quem quiser lê o conteudo...ou não!
Porque razão é nos países autoritários que existe maior quantidade de bloggers? É por ser um meio dificil de controlar e ainda mais, de castigar.
A blogosfera tem que ser um meio livre sob pena de também ela poder acabar.

9 comentários:

Eduardo P.L disse...

Francisco,

mais fácil acabar com os regimes fortes, do que acabar com a blogosfera! Ela veio para ficar, e saudar a LIBERDADE!

Xana disse...

O gosto que dá ter um blog é precisamente a liberdade de escrever o que nos apetecer. Pode ser até um blog sem interesse algum, como o meu, mas ao menos uma pessoa sente o prazer de escrever aquilo que lhe apetece sem se preocupar :)
Gostei do blog, voltarei, beijos

expressodalinha disse...

O anonomato é um problema evidente. Claro que podemos sempre desprezar os comentários anónimos quando malidecentes ou injuriosos. De qq forma é um problema que pode desacreditar o "blogue". No entanto, e no cômputo final, não defendo qq controle. Liberdade absoluta e a escolha é nossa.

Francisco Castelo Branco disse...

Imaginemos o seguinte:

Somos o Estado e queremos controlar a informação...

Como fazê-lo? será q é possivel faze-lo?

E ainda uma outra, que já discutimos num blogosfera fenomenalis anterior....

Será que um blogue é capaz de influenciar? de ter essa capacidade? Como acontece num jornal ou estação de televisão?

Poderá o Estado aproveitar-se disso?

Jordi disse...

Muchísimas gracias por tu comentario, es siempre un placer que te lean y más cuando es alguien que lo lee en un idioma que no es el materno.

Yo no me aventuro a ecribirte en portugues, pero para leerlo espero no tener que utilizar el traductor.

Un abrazo vecinos.

Vanda C. disse...

A blogosfera, como tudo neste planeta que já viu dias mais azuis do que os que correm, é o espaço onde ainda podemos escrevinhar o que nos dá na bolha...se é controlado ou não...já...agora...não sei. Não querendo sofrer de complexo da perseguição, creio bem que em praticamente tudo que dizemos, fazemos, enfim , opinamos, está uma orelha ou um olhito indiscreto a ouvir ou a "bisborrar"(como se diz por terras de Além Tejo)...vivemos definitivamente na era do Big Brother que is watching us à força toda...e enquanto podermos escrever, gritar e bloggar à vontade sem recebermos telefonemas a informar que "eles" sabem onde os nosso filhos andam, estamos nós muito bem! Enfim...notas de humor negro à parte...bloggemos enquanto ainda temos tempo.

Paco Luis disse...

Hola!,
gracias por escribir en mi blog. Estoy estudiando trabajo social en la universidad, este blog es una especie de prueba para la clase de informática.

El tuyo está mucho mas currado!!. Sigue adelante, amigo.

Gracias por todo. Suerte

expressodalinha disse...

Em princípio tudo pode ser controlado. Os meios electrónicos são os mais fáceis. Era mais difícil controlar reuniões em casas particulares. Só se houvesse um "bufo". Agora tudo se pode saber. Como diz a Vanda, o "big brother" está aí. E os blogues contribuem para uma melhor "fiscalização", se fôr pretendida. Sinceramente acho que nos temos de habituar a viver com o "big brother" ou então recusamos a net. Os abusos de liberdade ou os excessos decorrentes de uma suposta vigilância é que terão de ser condenados. É essa a derradeira luta!

Francisco Castelo Branco disse...

Mas será preciso milhões de "olhos" para a Blogosfera....

ou então cinge-se apenas aos mais "conhecidos"....

Share Button