Etiquetas

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Televisão e os Livros

Será que a televisão roubou espaço aos Livros? Seremos uma sociedade cada vez mais "Televisionada"? A analfabetização passará por isto? Aonde nos devemos informar? TV ou Jornais?

8 comentários:

Patrícia disse...

Acho que a grande culpada não é a TV mas sim a Internet, o acesso à informação rápida. Até já é possível ler livros online, sem sentir o cheiro das páginas, o peso da capa, a leveza que fica nos bolsos depois de os comprar...enfim, a Internet é hoje um mundo tão grande e vasto, mas ao mesmo tempo tão acessível, que foi fazendo com que as pessoas se desabituem dos livros.
A única vez que li um livro na net, foi mesmo porque não aguentei até ele sair em Portugal, e tive que matar a curiosidade lendo uma tradução abrasileirada absolutamente intragável, mas que matou a curiosidade, e sim, tenho que confessar, foi o último livro de Harry Potter:o!
Mas adoro livros, esta semana o Pai até me ofereceu um " A casa quieta" de Rodrigues Guedes de Carvalho.

Rafeiro Perfumado disse...

A televisão não acho, a internet sim. Mas ainda há os puristas, como eu, que gostam do toque, do cheiro do papel...

Abraço!

expressodalinha disse...

A verdade é que eu sempre li muito. A TV é impeditivo e ler. A net não. Muitas vezes parto daí para investigações que só o livro comporta. O próprio blogue faz-me ler coisas que talvez não lesse. Agora, este não é o caso geral. O geral, é que cada vez se lê menos!

Cleopatra disse...

Não acho
Eu quase não vejo TV. Mas leio sempre que posso.

Francisco Castelo Branco disse...

Foi um debate
Ao estilo, conversa de café.

De facto, nos dias que correm existem poucos programas na televisão que falem sobre livros.
Há pouco espaço para eles.

Existe mais espaço para a novela, debates, futebol, cinema. Mas nada para os livros.
Tudo isto faz parte da cultura, mas em relação aos livros a conversa já é diferente.

É pena porque a divulgação dos livros deveria ter mais espaço televisionado
Até para "incentivar" as pessoas a lerem.
Uma forma de cultivar as pessoas

Porque a Televisão também serve para isto

Luís Costa disse...

Os livros, a seu tempo, também retiraram espaço a outras formas de expressão (arquitectura, pintura...), mas, na verdade, nada substitui nada. Cada forma de expressão tem o espaço que conquista e que os tempos lhe concedem. Temos de olhar com serenidade para esse devir natural das coisas. Por outro lado, nunca vi, como vejo actualmente, tantos livros nas bancas, tantas edições! Isto é uma constatação.

Luís Costa disse...

Adicionei o seu blogue aos meus "blogues amigos".

Patrícia disse...

A televisão sem dúvida que veio roubar algum tempo e também veio mexer com a vontade das pessoas se interessarem por um livro com mais frequência que o faziam. Por outro lado, também veio de algum modo publicitar e chamar a atenção para alguns livros e estimular para ler mais. Não sou contra o uso de ambos, jornais e tv porque penso que são ambos importantes e deu a conhecer notícias nacionais e internacionais. Sem dúvida que somos uma sociedade cada vez mais "Televisionada". Se calhar deveriam mudar certos programas e instaurar novas leis para existir mais qualidade televisa e claro, mais leituras. :)

Share Button