sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dia da Europa: Algumas reflexões

Celebra-se hoje o dia da Europa.
Uma Europa que se divide em dois. Aqueles que pertencem à UE e aqueles que não fazem parte da União. No fundo, é um divisão entre a Europa rica que tem direito a oportunidades e a Europa pobre que enfrenta dificuldades e só com requisitos pode aderir á familia.
O espaço geográfico da Europa é muito maior do que os 27 que pertencem á União. Querem fazer da Europa uma espécie de Estados Unidos, mas nem todos podem fazer a união.
A Europa é talvez o continente onde se produz mais, trabalha mais e existe uma maior diversidade de culturas,linguas e tradições.
O sonho europeu de Schumann não era deixar de parte alguns. Mas sim de incluir todos. O papel que a Europa tem no futuro do Mundo é muito importante. Com o crescer de países como a China, India e Russia, os povos europeus têm um desafio importante pela frente. Por ser um continente de oportunidades, de liberdades "escandalosamente" fáceis, de penetração para o tráfico de drogas, menores e mulheres. E da principal fonte de ira e ameaça do terrorismo do novo milénio.
Será que estes problemas se resolvem com tratados?
Qual o futuro do nosso Continente?

7 comentários:

expressodalinha disse...

Mais uma vez, como no fim do séc. XIX, princípio do XX, muita coisa passa pelo posicionamento relativamente à Turquia. Se houver tempo e interesse, poderemos voltar a essa história quase desconhecida e por muitos (em especil os anglófilos) deliberamente ignorada.

Francisco Castelo Branco disse...

Também acho que com a entrada da Turquia na UE, o nosso continente fica mais instavel.

Até porque a Turquia situa-se na Ásia Menor.....

expressodalinha disse...

Por acaso acho o contrário. Mas isso daria para um post autónomo. Fica para outra oportunidade.

Francisco Castelo Branco disse...

Então se quiser, pode fazê-lo caro Expresso....

expressodalinha disse...

Vou tentar...

Pedro Abrantes disse...

Olá Francisco! Apesar de não ter muito tempo para me dedicar à política gostei bastante do teu site também. Muito completo e sempre actualizado. Promove a discussão política entre os que o visitam. Acho que o país precisa de mais sites como este, visto os nossos conterrâneos cada vez mais se desinteressarem pela política, começando nas camadas mais jovens. Continua, estás no bom caminho!! Parabéns pelo Blog. Um abraço Pedro Abrantes

Francisco Castelo Branco disse...

A Europa tem muitos desafios pela frente.

- Novos alargamentos num futuro próximo, até todos os países europeus estarem integrados

- O crescimento da China e India.

- O alargamento á Turquia
- A abertura de fronteiras a paises como a Turquia
- O crescimento do desemprego e a oportunidade devido ao espaço schengen de uma possivel mão-de-obra mais barata.

Share Button