Etiquetas

quarta-feira, 5 de março de 2008

Bono Vox - Cantor e politico

Quem é Bono Vox?
O vocalista da famosa banda U2, ou um activista que se dedica às causas do ambiente e da fome?
Ou será os dois?
Não haja duvida que a banda de que é vocalista é uma das mais famosas em todo o mundo. Pelas suas musicas, os seus concertos, os efeitos especiais que produz. E também pelos clips que faz.
Muito por culpa de Bono. Curioso é verificar que a maior parte das suas musicas estão relacionadas com a guerra do vietname, causas ambientais e humanisticas. O famoso "Sunday bloody sunday" é uma critica à intervenção no Vietname. Porque não fizeram uma contra a guerra no Iraque?
Percorrendo o mundo em digressões, o Bono e os U2 conseguem conquistar milhões de pessoas com as suas musicas.
Por detrás do vocalista, está um activista. Preocupado com a fome em África e o ambiente, é como se fosse um ícone musical com fins humanitários. Daí que Bono seja mais do que um simples vocalista.
Foi por estas suas acções humanitárias que aquando do seu ultimo concerto em Portugal, Bono Vox foi recebido por Jorge Sampaio e posteriormente condecorado.
É justa esta distinção?

5 comentários:

expressodalinha disse...

É sempre importante figuras públicas, não políticas, darem a cara por causas justas, No caso de Bono já vem de trás, o que abona. No entanto a recente corrida ao podium "de quem ajuda mais os coitadinhos", com actrizes, actores e cantores procurando a publicidade de forma ostensiva e estudada em termos de MK, não credibiliza estas actuações que tendem a banalizar-se... tal como, aliás, os conflitos.

*Diana* disse...

Ola...
tal como sugerido, decidi vir visitar o teu blog e fikei agradavelmente surpreendida....Muito actual e reivindicativo...Valeu a pena...eu tenho ainda mais dois blogs que podes consultar se kiseres...Mais pessoais, talvez. http://soprandosentidos.blogspot.com....e http://pedacinhodeser.blogspot.com....
Beijos***

Tiago R. Cardoso disse...

Diga-se o que disser, todos aqueles que de forma honesta, chegaram a um patamar que lhes permita ir para alem de vedetas, se preocupam em ajudar e despertar consciências, são sempre de aplaudir, como é o caso.

Mortágua disse...

Francisco,

É uma crítica sim, mas acho que não à intervenção no Vietname.

«Bloody Sunday is the term used to describe an incident in Derry, Northern Ireland, on 30 January 1972 in which 26 civil rights protesters were shot by members of the 1st Battalion of the British Parachute Regiment during a Northern Ireland Civil Rights Association march in the Bogside area of the city.»

Abraço

Cleopatra disse...

I Like him!!!

Share Button