quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mau perder ou mau feitio?

Ninguém gosta de perder. Ou se gosta, é uma forma de aprender com a derrota.
Na vida, no desporto, na sociedade, na economia, na politica, nas relações humanas o perder significa que algo correu mal. Que não fomos totalmente perfeitos para alcançar determinado objectivo......
É unânime dizer que a maioria das pessoas tem mau perder. Não aceita a derrota à primeira. Ou vê-a como um mal e não como um possivel bem. Para corrigir.
Isto é visivel principalmente no desporto, mas também na politica e nas relações humanas.
No campo desportivo, o mau perder revela-se quando clube X ou dirigente Y acusa o árbitro por supostamente ter influenciado o resultado. Quem lê as noticias desportivas sabe que não há jornada em que ninguém se queixe do pobre do Juiz. Mas também se revela no ténis, quando um jogador descarrega a sua furia na pobre da raquete. Ela que é a principal "ajuda" do tenista.
Na politica, quando se perdem eleições é natural culpar a comunicação social. Porque favoreceu partido X e personagem Y.
Nas relações humanas quando levamos um não, ou culpamos a amiga que teve influência ou determinada pessoa que fez tudo para que duas pessoas não se juntassem.
Nos exames o principal culpado da má nota é o professor que é parcial e não gosta do aluno, por razões Y e X.....
Será o mau perder culpa do mau feitio?
Da nossa falta de aceitação em ver a derrota como um bem, para podermos corrigir determinada situação?
O nosso mau perder tem muito a ver com o mau feitio. Com a nossa maneira de ser.
Se somos alegres e bem dispostos aceitamos a derrota e no futuro fazemos melhor. Se não, arranjamos sempre um culpado para os nossos desaires. É o mais fácil de se fazer. Olhamos para os outros, quando em primeiro lugar devemos olhar para nós...Olhar direito.....
Não haja duvidas que o mau perder advém da nossa personalidade, seja ela forte ou mais fraca. Da nossa capacidade de reagir ás adversidades.
E os leitores? Têm mau perder? Mau feitio?

7 comentários:

Tiago R. Cardoso disse...

Nem mau perder, nem mau feitio, isso era antigamente, mas agora já me passou, demasiadas coisas para se fazer, como viver, do que andar a perder tempo com maus feitios.

quintarantino disse...

Mau perder? Nem por isso ... mas tenho de conceder que às vezes tenho mau feitio ... e isso não sei se me passa!

soul&body disse...

lol nem sempre gostamos de perder mas ajuda imenso saber perder porque so revela que fizemos algo e com isso aprendemos a melhorar.
jokas

expressodalinha disse...

Ligeiro mau feitio esporadicamente exibido, mas muito bom perder, acima de tudo passados 2 minutos ou três.

Francisco Castelo Branco disse...

Nao tenho mau perder, mas tinha um bocado de mau feitio....
Deveria ser devido ás constantes alterações de humor
Mas agora nao tenho nem uma nem outra...

Cleopatra disse...

Hummm,... detesto perder. Mas se perdi com justiça e sem maroscas... não há nada a fazer.

Filipa disse...

bem, eu cá...detesto perder, mas isso só me dá forças para melhorar e lutar ainda mais por aquilo que quero.
Quanto ao mau feitio...errr..pois...hmmm...não adianta negar, estaria literalmente a mentir descaradamente! Tenho muito mau feitio, quando n gosto digo logo, n engulo sapos por ninguém e isso causa-me muitos dissabores. Mas enfim, faz-se o que se pode e tento mudar a cada dia que passa...mas não é nada fácil!
Anyway, acho que uma dose q.b. de mau perder e mau feitio só nos faz bem a todos...torna-nos activos, dá-nos personalidade, força e impede que sejamos "pães sem sal"...por mim, gosto muito de me reger por uma frase de uma música... "yo soy como el chile verde, picante pero sabroso"!

Share Button