Etiquetas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Iowa : A confirmação e a surpresa

Concluida a votação no Iowa, é agora altura de avançar para New Hampshire No primeiro caucus destas eleições confirmou-se a competência de Obama e encontrou-se um novo "potencial" Presidente dos EUA, Mick Huckabee No lado democrata, a vitória de Obama veio confirmar a sua vontade em querer ser Presidente. Que ninguém tenha dúvidas: Obama vai lutar até ao fim pela sua eleição! Com um discurso pragmático mas pouco realista, conquistou a primeira votação. Ainda de referir, a surpresa Edwards que promete enriquecer esta luta no lado democrático. É um defensor dos direitos sociais e se for eleito, haverá mudanças neste campo nos EUA. A desilusão foi Hillary Clinton que ficou em terceiro. Agora vai ter que "utilizar" o seu marido para poder conquistar votos......... Nos republicanos, a surpresa chama-se Mick Huckabee. Contra todas as previsões saltou para o primeiro lugar, derrotando Giulani (que não fez campanha) e Mitt Rommey que ficou muito aquém das expectativas. Penso que a incerteza vai ser maior no lado republicano do que no democrata. A forma como está ligado aos valores católicos e norte-americanos pode favorecer Huckabee, que ao que parece, quer um EUA, um pouco Evangelizado. Destas primeiras eleições chega-se à conclusão que a forma de "fazer" politica está a mudar nos EUA. O que nos espera em New Hampshire? Vitória de Hillary? Obama mantêm o primeiro? E Edwards?Será a surpresa neste Estado? E Huckabee conseguirá surpreender novamente? Ou teremos uma nova liderança republicana? Que venha o New Hampshire......

2 comentários:

quintarantino disse...

Francisco, eu não quero ser "tinhoso" mas o Huckabee não tem ligação nenhuma aos católicos. Ele liga-se mais àquilo que é denominado por "re-born christians" que é uma "seita" que na sua génese é do mais fundamentaista que existe.

E ganhar no Iowa pode ter sido uma surpresa para os nossos analistas, pois aquele é um Estado onde o voto evangélhico conta e muito.

No New Hamsphire as previsões apontam para uma dispersão maior destes votos. Talvez McCain brilhe aqui.

No lado dos Burros, Obama está claramente a cavalgar a onda de ter superado as expectativas no Iowa e irá vencer (em princípio). E o efeito Oprah tem sido uma ajuda substancial.
Penso que a ser o escolhido, irá enfrentar as maiores dificuldades nessa fase pois será interessante de ver como tenderá a conciliar o eleitorado branco, não "wasp", apenas branco, com o radicalismo que certas franjas do eleitorado afro-americano trará. Se não o conseguir pode perder as eleições.

Hillary Clinton, quanto a mim, tem até 5 de Fevereiro (que é uma espécie de Dia D) para perceber porque não funciona a sua campanha. Um pouco mais de afecto far-lhe-ia bem, mas penso que já não vai a tempo de dar a volta aí. A gestão meticulosa do escândalo Whitewater e Lewinski são a sua imagem de marca. E as pessoas tendem a não esquecer que se calhar preferiu não chorar e calar para gerir a sua carreira política.

Francisco Castelo Branco disse...

Quin

Obrigado pela correcção, pois desconhecia um bocado a religião de Huckabee.
São boas previsões e análises.
Agora espero que a emoção de IOWA continue hoje.....

Share Button