Etiquetas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

a politica portuguesa Parte I

A politica portuguesa é feita da melhor forma? Como conseguir arranjar votos? Qual a melhor propaganda politica?
São aqueles que estão à frente dos orgãos de poder que decidem o rumo a tomar em certas áreas. Mas é povo que vota neles. Que confia nas acções que posteriormente vão tomar. É por isso que se costuma dizer que é o povo que manda.
Em Portugal, a politica é feita por partidos. São eles que mandam. Que têm acesso aos orgãos de poder. AR,PR e autarquias locais. Para se poder candidatar a um destes orgãos é necessário que se esteja filiado num partido politico. Ou então fazer "carreira" através dos partidos. É dificil chegar-se a PR, sem que anteriormente se tenha feito uma "carreia partidária".
O nosso sistema politico é dominado por cinco partidos. Da Direita para a Esquerda, são eles que dominam a atenção dos portugueses. Conseguem isso através da propaganda. Na televisão, rádio, jornais, cartazes,comícios.
A nossa politica é muito dominada pelos outdoors e jantares-comícios. É nestes dois pontos que hoje em dia se ganham eleições.
A Esquerda é muito popular. Costuma fazer politica chegando muito perto das pessoas. Procurando saber quais os verdadeiros problemas dos cidadãos, para depois propagandear nos orgãos próprios e com isso passar a mensagem de que estão interessados naqueles problemas.
A Direita, faz a sua politica de uma forma mais liberal e conservadora. Procura ganhar votos através de jantares,comícios e na televisão. Nota-se muito que os principais lideres partidários têm um espaço quase diário nas televisões.
A nossa forma de fazer politica é esta. Ou chegando perto das pessoas, ou aparecendo nos media.
Será que não haverá outras formas? Outro modo de propaganda?
Qual a melhor de conquistar os votos aos portugueses?

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Acho que a melhor forma de fazer propaganda é a de chegar ao coração das pessoas. Falar com elas......

Share Button