terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ideologias politicas no Século XXI

No século XXI que ideologias predominam no mundo?
Será que ainda se pode falar em Esquerda e Direita? Nao vivemos num mundo em que estas ideologias estão gastas?
E o centro? É plausivel falar num centro? Aquele que não se identifica nem com esquerda nem com direita? Mas então, o centro identifica-se com o quê? Com as duas ao mesmo tempo?
Nestes tempos de globalização é dificil classificar um partido que seja de esquerda ou direita.
Se exceptuarmos a China, Os EUA e os paises da América do Sul, concluimos que por esse mundo fora, existem poucos países que adoptem uma ideologia própria. E que a sua população se reveja na sua totalidade nestas crenças.
Temos a China comunista, os EUA que não admitem ideologias esquerdistas e os paises da américa do sul totalmente totalitárias e que variam do Socialismo exacerbado à Extrema-Direita.
Aqui não entram as ditaduras do Médio-Oriente pois essas são classificadas de fanáticas.
Podemos afirmar sem receio que nos tempos que correm as ideologias são muito diferentes daquelas que fizeram a história do século XX.
E por isso mesmo é mais dificil existirem conflitos armados de grandes proporções......

1 comentário:

quintarantino disse...

O fim das ideologias pode ter sido mais perigoso do que muitos anteciparam. Perdeu-se a dicotomia da Guerra Fria, ganharam-se "inimigos" até aqui desconhecidos. Um é potencialmente perigoso pois representa um choque civilizacional e penso que o Ocidente (seja o que isso for) corre o risco de estar para ele como Roma do fim dos dias para os Bárbaros. Falo, obviamente, dessa mescla de interesses assente no fanatismo islâmico...

Share Button